Depois das lojas falsas da Apple… um “clone” da Ikea

ikeaFoi já tornado público que a cidade de Kunming, no sudoeste da China, alberga cinco lojas falsas da Apple, tendo as autoridades competentes decretado o encerramento provisório de, pelo menos, duas delas. Mas desengane-se quem pensa que a história ficaria por aqui! A mesma cidade tem uma loja que imita… a sueca Ikea.

O espaço, adianta o Público, desenha-se em tons de azul e amarelo. A sinalética, os espaços – incluindo um restaurante – os lápis em miniatura, os sacos… todos os elementos remetem para o imaginário Ikea, informa a Reuters. A loja não pertence, no entanto, à multinacional sueca. O espaço dá pelo nome de “11 Furniture” e, em chinês, tem uma sonoridade muito semelhante à designação da retalhista sueca na China. Em 10 mil metros quadrados e quatro andares, a loja procura, não só imitar o estilo, mas toda a experiência da insígnia Ikea!

O mobiliário, ainda assim, não é empacotado ao estilo da empresa sueca. É, antes, feito por encomenda – uma tendência que parece estar a traçar o novo formato de pirataria neste mercado asiático.

A Ikea possui nove lojas na China, estando nos planos da marca a inauguração de entre um a dois espaços por ano. Perante a descoberta do “clone” em Kunming, a Ikea adiantou ter equipas jurídicas a salvaguardar os direitos de propriedade intelectual, tanto a nível global como local, faz notar o mesmo meio. Já do lado da “11 Furnitures”… não houve qualquer esclarecimento.

Artigos relacionados