Depois da Zara, também H&M é alvo de críticas e retira campanha do ar
Depois da Zara, a mais recente marca debaixo de fogo pelos consumidores é a H&M. A mais recente campanha da marca na Austrália despoletou um conjunto de comentários adversos, acusando a insígnia de sexualizar menores.
Tudo se deve à frase utilizada para descrever uma imagem que promove a nova colecção infantil da H&M de regresso às aulas, onde se vê duas meninas vestidas com um uniforme escolar. Na publicação pode-se ler em inglês “Make those heads turn in H&M’s Back to School fashion”, numa alusão à roupa utilizada – tão incrível que vai causar inveja a todos os colegas. Porém, a expressão “turn heads” pode ter um segundo significado, relacionado com o aspecto físico atractivo das pessoas.
Desta forma, os internautas não se fizeram esperar nas críticas, questionando o que pretendia a marca obter desta campanha. “Meninas de escola normalmente não pretendem ‘virar cabeças’”, escreve um utilizador.
Entretanto, a H&M já retirou a publicidade do ar e emitiu um comunicado, afirmando “lamentar profundamente a ofensa causada” e que irá pensar em como as próximas campanhas deverão acontecer.