Delta reforça portefólio com Blue

photo3_rsO Grupo Delta Cafés assinou uma parceria estratégica com a empresa angolana Refriango para a distribuição, a partir do próximo mês, da marca de refrigerantes Blue no mercado nacional. O objectivo passa por alcançar um volume de vendas de cinco milhões de litros no espaço de um ano.

«Nunca escondemos que uma das lacunas do nosso portefólio eram os sumos. E é por isso que surge esta parceria estratégica entre a Delta Cafés e a Refriango», explicou Rui Miguel Nabeiro, administrador do grupo torrefactor, na cerimónia de assinatura do protocolo, que decorreu ontem em Lisboa.

Presente nos últimos três anos com a marca Blue em Portugal através de pequenos distribuidores, a Refriango espera, por sua vez, com esta parceria aproveitar a força de vendas do Grupo Delta Cafés, que conta com 23 departamentos comerciais no mercado nacional. O acordo prevê assim a distribuição da marca – numa primeira fase, nas variedades laranja, ananás, maracujá e guaraná – quer no canal Horeca quer na Distribuição Moderna.

«Esta parceria marca um salto muito grande ao nível da nossa capacidade de chegar a todos os pontos de venda», sublinhou Carlos Santos, CEO da Refriango. «Esperamos multiplicar por dez as nossas vendas em Portugal [em volume] com esta parceria», acrescentou.

Segundo o responsável, este é um «passo muito importante» na estratégia de internacionalização da Refriango e na aproximação da companhia às comunidades africanas. Apesar de estar já presente em mais de dez países africanos, incluindo Moçambique, Namíbia e África do Sul, as exportações representam ainda menos de 8% da facturação da empresa. «O Grupo Delta teve desde sempre um compromisso com as comunidades e nós também temos esta estratégia», continuou Carlos Santos.

Para reforçar a notoriedade da Blue (que representa 30% das vendas globais da companhia) em Portugal, a Refriango pretende investir um milhão de euros em marketing, estando previsto o lançamento de uma campanha multimeios e várias acções de activação junto dos consumidores. Recorde-se que nos últimos três anos, a presença da marca no mercado português passou essencialmente pelo patrocínio à Liga de Clubes, à MTV, ao MEO Sudoeste e ao MEO Arena.

Texto de Daniel Almeida

 

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