Delta Q: O expresso perfeito em casa

A Delta Q nasceu em 2007, fruto da visão e de uma cultura de inovação do Grupo Nabeiro, com o propósito de levar o expresso perfeito da forma mais simples a casa dos portugueses. Desde a sua génese que a marca tem procurado traçar um caminho de crescimento sustentável, tendo alcançado uma posição de liderança em 2012. Hoje, está presente em mais de 25 geografias.

Ao longo dos seus 15 anos, a aposta na inovação tem sido uma constante e a Delta Q tem procurado criar novos produtos para chegar a novos consumidores e novos momentos de consumo, desenvolvendo uma gama complementar à gama de cafés, com o propósito de ter uma oferta diversificada e inclusiva.

«A categoria de café foi evoluindo em Portugal e actualmente vivemos num momento de elevada especialização do ponto de vista de oferta e de experiência de consumo», sublinha Mónica Oliveira, directora de Marketing e Comunicação da Delta Q. A Delta Q tem vindo a acompanhar este momento de elevada exigência na categoria, com o desenvolvimento de gamas específicas, como seja a gama de single origins ou a Roast Collection, cafés especiais criados com a mestria e o expertise de mais de 60 anos do Grupo Nabeiro e que contribuíram para que a Delta Q seja reconhecida como uma marca relevante.

Hoje, os consumidores Delta Q são todos os verdadeiros apreciadores de café que procuram a qualidade e o sabor de um expresso perfeito. «Valorizam a simplicidade e a praticidade de um sistema de extracção de cápsulas, que permite que a qualidade do café seja sempre assegurada ao manter as características organolépticas inalteradas, através de uma selagem hermética das cápsulas Delta Q», descreve a directora de Marketing e Comunicação da Delta Q. São consumidores maioritariamente urbanos, com vidas intensas e que procuram soluções funcionais para responder ao seu dia-a-dia, com energia que os inspire a todos os dias tornarem este um mundo melhor, mais democrático e inovador.

UMA BEBIDA PARA CADA MOMENTO

Actualmente, a Delta Q tem um portefólio que oferece ao consumidor uma vasta gama de cafés mas também outras bebidas, entre elas chás e tisanas, cevadas e cereais para crianças, o Delta Q Qids.

A gama Intensidades é a gama core de cafés da marca e permite ao consumidor escolher a sua intensidade preferida ou a mais adequada ao momento do seu dia. A Delta Q dispõe ainda da gama Origins, que convida a uma viagem aos principais países produtores de café e a descobrir cafés de single origins, com perfis sensoriais únicos. A gama Roast Collection oferece a possibilidade de conhecer os principais níveis de torra aplicáveis ao café e que lhes conferem uma personalidade distinta mediante uma torra mais ou menos intensa. Já a Specialty é uma gama exclusiva que combina alguns ingredientes especiais, como a canela ou o ginseng e guaraná, ao expresso perfeito.

A Delta Q lançou, em 2020 e em parceria com o Laboratório Edol, os aQtive Coffees, uma gama de cafés funcionais que nasce em resposta à crescente preocupação dos consumidores com a saúde e bem-estar. «Aos benefícios naturais do café, juntaram-se fórmulas enriquecidas que promovem a saúde e o bem-estar físico e mental e contribuem para a prevenção de doenças», explica Mónica Oliveira. A profissional salienta que à experiência de consumo de um expresso perfeito, foram adicionadas vitaminas e minerais para um Mind Boost ou um Immunity Boost.

Para além da diversificação do portefólio de cafés, o sistema Delta Q tem vindo a desenvolver os seus equipamentos de extracção single serve, que permitem uma experiência de consumo de um café de qualidade.

A complementar o sistema Delta Q no segmento B2C, a marca dispõe de modelos de máquinas com um design único, desenvolvido no Centro de Inovação do Grupo Nabeiro. Conta com modelos de máquinas como a mais recente miniQool, a Quick, a Qool Evolution e a MilkQool Evolution, que permite a preparação de bebidas compostas juntando leite fresco ou bebidas vegetais na preparação de um cappuccino ou de um latte.

“MINI POR FORA, ENORME POR DENTRO”

A miniQool, uma nova máquina de café expresso com opção também de multibebidas, mais compacta, moderna e robusta, foi lançada no final de Junho. «Esta é a máquina ideal para todos os que não dispensam um café de qualidade mas procuram a simplicidade do sistema Delta Q», explica a directora de Marketing e Comunicação. Com três botões touch programáveis, a miniQool permite configurar facilmente o volume das bebidas, seja um café expresso, um chá ou tisana, ou uma bebida de cereais Delta Q. Dispõe ainda de uma bandeja ajustável para possibilitar a adequação da chávena ou copo ao tipo de bebida.

A proposta de valor desta nova máquina Delta Q está reflectida no claim de comunicação “Mini por fora, enorme por dentro”, que, explica a mesma responsável, «remete para os principais atributos desta máquina, compacta mas robusta, que proporciona uma excelente experiência de consumo do expresso feito com perfeição».

Com certificação energética A+++, a miniQool encontra- -se disponível em três cores – amarelo, vermelho e cinzento, e pode ser adquirida no site mydeltaq.com, nas lojas Delta The Coffee House Experience e nos pontos de venda habituais.

O processo de new product development Delta Q centra-se numa metodologia que avalia as tendências do mercado, não se centrando apenas na categoria de bebidas quentes, procurando acompanhar os movimentos globais de mercado. «Tendências como aceleração tecnológica, digitalização da relação entre marcas e consumidores, fidelização dos consumidores às marcas, equilíbrio entre sustentabilidade em toda a cadeia de valor e propósito e valor da marca são orientações fundamentais a ter em conta numa abordagem consumer centric, de modo a conseguir orientar o processo de inovação no sentido de trazer valor acrescentado para todos os stakeholders», sublinha. E, ao longo da sua história, a Delta Q tem procurado acrescentar valor à categoria e criar novas experiências de consumo. «É na concretização desta estratégia que nasceu o Qoffee Qar, um robot autodirigido dotado de tecnologia de reconhecimento facial e que permite que, em momentos de activação de marca, o café seja levado até aos seus consumidores de forma interactiva», lembra a responsável.

E o período de pandemia trouxe algumas mudanças no mercado ao haver uma transferência do canal OOH para in home – de 2019 para 2021, o crescimento do segmento de cápsulas de café foi de 57% – e um impulsionar do e-Commerce (com uma franja de consumidores que se fidelizaram à conveniência e ao nível de serviço). «Assistimos, neste momento, a um reajuste na canalidade do consumo, mas com a categoria cápsulas com valores ainda muito acima do pré-pandemia, com crescimentos de cerca de 56% no 1.º semestre 2022 vs. o mesmo período de 2019», conta. Entretanto, o canal profissional tem vindo a recuperar, havendo já 3000 pontos de venda Delta Q no canal Horeca e corporate e que permitem que a marca possibilite uma experiência de consumo multicanal.

COMUNICAÇÃO ALWAYS ON

Como marca próxima dos seus consumidores, a Delta Q tem procurado manter a sua relevância através de uma estratégia de comunicação always on. Ao longo dos anos a marca tem posicionado o café na vida dos portugueses procurando trazer novas experiências de consumo que permitam posicionar a Delta Q e o Grupo Nabeiro como marcas de referência em Portugal.

Neste contexto, associou-se, em 2020 e 2021, a Mariana Cabral, mais conhecida como Bumba na Fofinha, na criação do Reset, powered by Delta Q, o primeiro podcast a falar sobre falhanço e a normalizar o insucesso. Foram muitos os convidados do Reset que partilharam os seus epic fails e mostraram que muitas vezes, antes do sucesso, vem o fracasso. Num momento em que as plataformas de social media mostram uma perfeição muitas vezes longe da vida real, a Delta Q, no seu papel de responsabilidade social, quis trazer o lado B de figuras públicas reconhecidas pelo público e mostrar que o falhanço faz parte do sucesso.

Também a estratégia de patrocínios tem como propósito manter a relevância da marca e aproximá-la de públicos mais jovens, tradicionalmente mais afastados da categoria de café. Mais recentemente, a Delta Q lançou o ContraCiclo, uma webserie que vai já na terceira temporada e que pretende mostrar quem vive em contraciclo e trabalha enquanto a maioria dorme, rompendo com os tradicionais rituais de consumo de café.

Uma padeira, uma artista drag, um taxista, uma enfermeira de cuidados intensivos, um artista que busca na noite e no café a inspiração para a sua arte e um pescador que sai para o mar de noite. Todos têm em comum o café como boost de energia ou como fonte de conforto. «Incluímos pessoas com profissões reais e que são muitas vezes esquecidas ou menos retratadas socialmente, mas que assumem um papel fundamental na nossa sociedade», sublinha a directora de Marketing e Comunicação.

No que toca à aposta na música, a Delta Q foi, pelo 3.º ano consecutivo, o café oficial do NOS Alive. Este ano, a Delta Q fez um remix, unindo os estilos de música presentes no festival às intensidades dos seus cafés.

O espaço Delta Q Remix desafiou os festivaleiros a misturar a intensidade da música das suas bandas preferidas do festival às diferentes intensidades da gama Delta Q. O espaço contou com um dancefloor, um DJ, um animador e um verdadeiro ambiente de disco.

Este artigo faz parte do Caderno Especial “Chás e Cafés”, publicado na edição de Julho (n.º 312) da Marketeer.

Artigos relacionados