Delta e NÃM produzem uma tonelada de cogumelos por mês a partir de borras de café

A primeira horta urbana da startup Nãm Mushroom, em Marvila (Lisboa), criada em parceria com a Delta Cafés, está actualmente a produzir uma tonelada de cogumelos por mês, reaproveitando cerca de três toneladas de borra de café. A empresa já fornece cerca de 100 restaurantes na capital, mas o objectivo passa por duplicar o número de clientes até ao final do ano.

Para concretizar esse objectivo, as duas empresas pretendem aumentar a capacidade instalada na Nãm Urban Farm, que a partir de Julho passará a produzir mensalmente quatro toneladas de cogumelos, o equivalente a 12 toneladas de borras de café utilizadas.

De portas abertas há cerca de seis meses, a Nãm Urban Farm é um projecto de economia circular que resulta de uma parceria entre a startup Nãm e a Delta Cafés, para a produção de cogumelos sustentáveis a partir da borra de café, que é assim reaproveitada como fertilizante. Actualmente, cerca de 30 carrinhas eléctricas saem por mês desta quinta, em Marvila, para entregar os cogumelos frescos a 100 espaços de restauração, mas «queremos aumentar a produção para chegar a 200 restaurantes», revelou ontem Natan Jacquemin, fundador da Nãm Mushroom, durante a inauguração presencial do espaço. «O sonho da Nãm é criar uma comunidade de agricultores urbanos para desenvolver a economia circular», reiterou, acrescentando que o objectivo passa ainda por alargar a produção a diferentes tipos de cogumelos.

«Na primeira conversa que tivemos com a Nãm, percebi que eram dois negócios complementares, porque este projecto contribuía para aumentar o ciclo de vida do nosso produto, o café», recordou Rui Miguel Nabeiro, CEO da Delta Cafés. «Vamos continuar a construir um futuro juntos para resolver problemas e inspirar outros jovens empreendedores a acreditarem nos seus projectos. O que aqui estamos a fazer é devolver à terra o que é da terra. E depois há o pilar económico: estamos a produzir valor para nós, enquanto empresa, e para a economia», frisou.

Devido às contingências da pandemia, a Nãm Urban Farm foi apenas ontem oficialmente inaugurada, numa cerimónia que contou com a presença do comendador Rui Nabeiro, fundador da Delta Cafés, e de Fernando Medina, presidente da Câmara Municipal de Lisboa. «As cidades têm de passar a ser vistas também como centros de produção de alimentos. Sabemos hoje que é possível adaptar as cidades para termos uma muito maior capacidade de produção de bens de consumo alimentar», afirmou Fernando Medina.

Por sua vez, Rui Nabeiro lembrou que «quando se cria um negócio destes, não é a pensar no lucro. Este é um projecto que nasce do coração e da insatisfação de fazer mais.»

Além da produção de cogumelos, a Nãm Urban Farm (Rua Amorim, 11), que é aberta ao público, conta ainda com uma horta biológica e um espaço de lazer, onde é possível desfrutar de uma refeição leve, degustar os cogumelos ali produzidos ou beber um café da Delta. A empresa organiza ainda visitas ao espaço para mostrar todo o processo de produção dos cogumelos a partir da borra de café.

Texto de Daniel Almeida

Ler Mais
pub


Artigos relacionados
Comentários
A carregar...