Delta Cafés: O prazer do café está no ritual
A Delta Cafés está presente no coração de cada português que não dispensa o seu momento de café, em casa ou na rua. No entanto, a marca que há mais de 60 anos inova no segmento do café no nosso país quer que esses momentos sejam intensos e que marquem o início de um dia memorável. Nesse sentido, a Delta Cafés lançou recentemente o Lote Ritual em grão, para um ritual que começa em casa e traz a frescura, a intensidade e o verdadeiro prazer de um café acabado de moer.
Nesta entrevista à Marketeer, Marco Nanita, director de Marketing da Delta Cafés, fala-nos sobre o novo Lote Ritual, o que o diferencia da restante oferta, da campanha de lançamento e do que podemos esperar no futuro.
A cultura de inovação está inscrita no ADN da Delta desde o início, há mais de 60 anos. Como tem sido criar novas abordagens, novos caminhos, novas relações com os clientes?
A inovação está, desde sempre, no ADN da Delta Cafés, aliada à proximidade com os clientes, e tem permitido criar sempre novos produtos, acrescentando valor ao mercado, ao nosso caminho e às relações que temos vindo a estabelecer e a fortalecer ao longo dos anos com clientes e consumidores.
Há mais de seis décadas que a Delta Cafés se tem mantido presente no dia-a-dia dos consumidores, através do desenvolvimento de novos formatos para diferentes momentos de consumo, por via da forte aposta em inovação e sustentabilidade, e na concepção de uma oferta diversificada que responda e satisfaça as necessidades dos consumidores. Criamos tendências, acrescentamos valor e proporcionamos experiências únicas. Este é o nosso propósito e, neste percurso, a inovação é fundamental para sustentar o crescimento e para oferecer aos consumidores uma ampla variedade de produtos.
A pensar nessa inovação, lançaram, no ano passado, o Lote Ritual, um novo blend de café moído, que vinha precisamente criar novos rituais para os apreciadores de café. Agora lançaram- no em grão. Porquê?
O lançamento do Lote Ritual em grão vem responder ao aumento do consumo em casa e à crescente procura de café em grão em Portugal. Cada vez mais, os apreciadores de café têm uma maior predisposição para desfrutar de um bom café em casa e para viver uma experiência de qualidade superior.
Na sua opinião, o que torna, então, este café tão “diferente”?
Este Lote Ritual foi pensado para fazer a diferença no ritual de café dos portugueses. Trata-se de uma nova experiência de café para todos os que valorizam momentos de qualidade sem sair de casa. É um blend de café que se adapta a cada rotina, de intensidade 13, numa escala de 15, e que promete uma experiência intensa, da preparação até à chávena.
Encorpado com notas de frutos vermelhos e chocolate, este blend nasce da mistura de arábicas da Tanzânia e de robustas de Angola, e encontra-se disponível no formato adequado, de 500 g, para depósitos de máquinas automáticas.
Em que consistiu a campanha projectada para este lançamento e como se diferenciou de outras?
A campanha de lançamento do Lote Ritual em grão da Delta Cafés, assente no mote “O prazer do café está no Ritual”, é um convite a todos os portugueses para dedicarem tempo ao seu momento de consumo. Com visuais que remetem para o consumo doméstico, pretende ser uma inspiração para desfrutarem de novos e variados momentos de qualidade.
Apostando neste consumo “em casa”, neste ano, a Delta Cafés decidiu renovar também as embalagens de café moído e em grão. Porque sentiram essa necessidade e que mensagens pretendem passar?
As novas embalagens para consumo em casa foram criadas para melhorar a experiência do consumidor, reflectindo a capacidade de inovar e de evolução da Delta Cafés. Através desta mudança pretende-se transmitir modernidade, mas também o expertise de mais de 60 anos de marca. Fomos ao encontro das expectativas e dos hábitos dos consumidores, refrescando a linguagem da própria marca.
Pretendemos facilitar a leitura das informações das embalagens, fornecendo todas as características necessárias das diferentes referências, de forma a facilitar a decisão de compra e para auxiliar o consumidor na hora de escolher um café feito com a mestria que todos conhecemos.
Actualmente, e com uma aposta em áreas tão distintas, qual a estratégia do Grupo Nabeiro – Delta Cafés para comunicar eficazmente com os mais variados públicos e sobre produtos tão diferentes?
A estratégia do Grupo Nabeiro – Delta Cafés é centrada nas necessidades dos clientes e na entrega de valor em cada interacção, e isto significa que procuramos diariamente oferecer momentos de qualidade, promover experiências inigualáveis, contribuindo para a construção de relacionamentos sólidos e duradouros com os diversos públicos.
Falando do “amanhã”, com que olhos projectam o futuro e como o encaram? Será que olham como um desafio ou uma grande oportunidade?
Vemos o futuro como uma conjugação de desafios e oportunidades. É esta a base para impulsionar o nosso crescimento, inovação e sucesso num mercado em constante evolução. Pretendemos continuar a acompanhar de perto as mudanças do mercado, as tendências e as necessidades dos clientes, para identificar as oportunidades que daqui surgem.
Ao mesmo tempo, reconhecemos que o futuro também trará desafios ao nível da sustentabilidade, uma oportunidade para reforçarmos o nosso compromisso, inovarmos e fortalecermos a nossa posição de liderança no mercado.
Este artigo faz parte do Caderno Especial “Chás & Cafés”, publicado na edição de Julho (n.º 324) da Marketeer.