Deloitte: Os maiores desportos, os melhores valores

Os Jogos Olímpicos são, desde a sua génese, muito mais do que apenas uma competição desportiva. Os valores e os princípios presentes neste evento são a personificação da essência do espírito humano e da sua capacidade para superar desafios e ultrapassar obstáculos. Na verdade, os Jogos Olímpicos são a única competição verdadeiramente global, uma união das nações para celebrar a resiliência, determinação e, acima de tudo, os extraordinários feitos humanos e o verdadeiro espírito de entreajuda e desportivismo. Edição após edição, são testemunhados recordes que desafiam os limites do corpo e da mente, e que servem de inspiração para as futuras gerações de atletas.

Para Gonçalo Oliveira, director de Brand, Communications & Marketing da Deloitte, esta visão e posicionamento estão totalmente alinhados com os valores da Deloitte. «Somos também o somatório das competências, da ambição e das particularidades de cada uma das nossas pessoas que, em conjunto, e independentemente da sua geografia, colaboram diariamente para criar um impacto durador nos nossos clientes e na sociedade. O paralelismo com os Jogos Olímpicos não poderia ser maior», defende.

UMA PARCERIA COM PROPÓSITO

Foi este alinhamento que abriu caminho para que, em 2022, a Deloitte se unisse ao Comité Olímpico Internacional (COI) através do programa The Olympic Partner como Parceiro Olímpico e Paralímpico Mundial. Uma parceria que a consultora pretende que tenha um impacto que perdure e, por isso, o objectivo é estendê-la. «Esta parceria, que se estende por uma década, vai abranger cinco edições dos Jogos Olímpicos, até 2032. Vamos ser parceiros Olímpicos e Paralímpicos Mundiais em Paris 2024, Milão-Cortina 2026, Los Angeles 2028, Alpes Franceses 2030 e Brisbane 2032.

Até essa data, a Deloitte vai usar o conhecimento acumulado na definição da estratégia do COI, com base na transformação digital e na inovação, permitindo desenvolver novas formas de reinventar o evento, por exemplo através da criação de conteúdo personalizado para os milhões de fãs dos Jogos Olímpicos. Embora o evento seja o mesmo, a verdade é que cada pessoa vive as suas emoções de forma diferente e individual, como sublinha o director de Brand, Communications & Marketing da Deloitte: «Partindo deste pressuposto, ao realizar uma análise da experiência digital dos fãs, foi possível identificar a forma como os dados e padrões podem ajudar a criar conteúdo que permita melhorar a jornada digital.

Com base nesta avaliação, a Deloitte desenvolveu uma plataforma de dados com as preferências dos utilizadores com o objectivo de oferecer informações personalizadas – melhores momentos, vídeos, campanhas e promoções», complementa. A Deloitte irá também utilizar o seu expertise nas matérias ESG de forma a avaliar temas como a governança corporativa, sustentabilidade, diversidade, equidade e inclusão, assim como o bem-estar dos atletas, elementos que têm vindo a ganhar elevado destaque e que são hoje preocupações não só do COI, mas de todos os stakeholders envolvidos na organização dos Jogos Olímpicos. «Reunimos uma equipa diversa de profissionais, que ao longo da parceria vai impactar positivamente os Jogos Olímpicos ajudando na concretização do roteiro estratégico para o futuro, da Agenda Olímpica 2020+5, e de forma mais lata na construção de um mundo melhor através do desporto», acredita o mesmo responsável.

THE FIRST EFFECT

Um importante milestone para esta parceria foi o lançamento da campanha global “The First Effect”, em parceria com o COI, para mostrar que o impacto dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos vai muito para além do desporto, tem o poder de mudar a sociedade e o status quo.

O “The First Effect” foi comunicado simbolicamente 100 dias antes do início dos Jogos Olímpicos e mostra as histórias de cinco atletas pioneiras, bem como outros momentos que mudaram para sempre o evento. Gonçalo Oliveira dá como exemplo, Nicola Adams, da Grã-Bretanha, «que em Londres 2012 se tornou a primeira campeã olímpica de boxe feminina de todos os tempos, o que levou a um aumento de 50% na participação de mulheres em competições da modalidade no Reino Unido, ou a primeira equipa Olímpica de refugiados nos Jogos Olímpicos no Rio 2016».

A campanha destaca, ainda, outros momentos de viragem nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos, como em Paris 1900, durante os quais atletas femininas competiram pela primeira vez, e a primeira transmissão global ao vivo nos Jogos Olímpicos em Tóquio 1964.

Com esta campanha digital multicanal, a Deloitte quis destacar o poder transformador do desporto e enfatizar momentos que mudaram para sempre a história do evento, contribuindo para quebrar barreiras.

TEAM DELOITTE

«O nosso envolvimento nos Jogos Olímpicos representa uma oportunidade única para estarmos no epicentro de um evento verdadeiramente global. Neste sentido, temos tentado criar uma abordagem holística, com diferentes formas de participação, que permita às nossas pessoas, independentemente de serem ou não atletas, de participar activamente nos Jogos Olímpicos de Paris 2024», enaltece o director de Brand, Communications & Marketing da Deloitte.

Na Deloitte a prioridade é liderar pelo exemplo, demonstrar como o desporto é, efectivamente, parte integral do ADN da empresa e, ao mesmo tempo, testemunhar que é possível ser um desportista de elite mantendo uma carreira profissional de sucesso. «Esta é a génese do Team Deloitte, um grupo de quinze profissionais da Deloitte, que são também atletas de alta competição qualificados para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos. A Team Deloitte, que representa oito países em nove desportos diferentes, personifica os valores de diversidade e inclusão da Deloitte e a vontade de criar um mundo melhor através do desporto», relembra Gonçalo Oliveira, acrescentando que existem «dois profissionais da Deloitte que conseguiram ganhar medalhas no remo – uma medalha de ouro e uma de prata – o que nos deixa bastante orgulhosos pelo feito extraordinário que ambos alcançaram».

Mas esta não é uma realidade desconhecida da Deloitte. Historicamente, a consultora tem vindo a apoiar profissionais que são também atletas de alta competição – um total de trinta e sete nas sete edições de Verão, e três de Inverno dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos, entre Atlanta, em 1996, e Tóquio, em 2020, em 21 desportos diferentes, tendo conseguido a impressionante marca de 18 medalhas: 11 de ouro, quatro de prata e duas de bronze, um número que supera o total de medalhas de vários países participantes nos Jogos Olímpicos. «Na perspectiva inversa, vários antigos atletas Olímpicos e Paralímpicos são actualmente profissionais da Deloitte, usando as qualidades e disciplina necessárias para ser um atleta de alta competição e para prosperar», conclui.

Discurso Directo
GONÇALO OLIVEIRA

Qual é o objectivo desta parceria Olímpica?

Esta associação da marca aos Jogos Olímpicos é uma oportunidade de reforço da nossa proximidade com as nossas pessoas, com os nossos clientes e comunidades. Apesar de ser a primeira edição como Parceiro Olímpico e Paralímpico Mundial as metas são bastante ambiciosas. A estratégia de marca passa por deixar uma marca profunda através de um impacto que perdure além de 2032. O desporto é uma parte intrínseca da Deloitte, partilhamos muitos dos que são os valores dos JO e acreditamos que é possível criar um mundo assente em princípios como a resiliência, a colaboração e a capacidade de superação.

Como se vai manter esta acção com o COI?

Quando pensamos na missão do Comité Olímpico Internacional (COI), de mudar o mundo através do desporto, de promover a inclusão e a diversidade, e de mostrar que os desafios podem ser superados, esses pontos estão alinhados com os valores da Deloitte. Utilizar o nosso conhecimento para ajudar o COI a chegar mais longe é um motivo de enorme satisfação e, por isso, criámos uma parceria duradoura, para que o nosso impacto tenha um efeito duradouro. Até Brisbane, em 2032, é difícil imaginar o que a transformação digital nos reserva, a forma como vai continuar a mudar o mundo e como as pessoas interagem e vêem desporto, mas a Deloitte vai estar na vanguarda da inovação e ajudar o COI.

Como se envolvem os vossos profissionais nos JO?

Desde o início da nossa parceria com o Comité Olímpico Internacional (COI) temos envolvido de diversas formas as nossas pessoas e estamos orgulhosos por poder contribuir ativamente para a realização de um dos maiores eventos desportivos a nível mundial. Queremos que todas as nossas pessoas possam, à sua maneira, estar ligadas aos Jogos Olímpicos, imbuídas dos valores da colaboração, da diversidade e do espírito de equipa. O Team Deloitte é disso um bom exemplo, estes atletas são, acima de tudo, embaixadores dos nossos valores e uma fonte de inspiração para todos. De qualquer modo, não ser atleta de alta competição não deve ser um impedimento para vivenciar os Jogos Olímpicos. Foi com essa ideia em mente que a Deloitte criou um programa de voluntariado onde se incluem também alguns profissionais portugueses.

 

 

 

 

 

 

 

 

Este artigo faz parte do Caderno Especial “Jogos Olímpicos Paris 2024”, publicado na edição de Agosto (n.º 337) da Marketeer.

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