Dell vai «recolher às boxes»

aw14_2Recentemente adquirida pelo seu fundador, Michael Dell, em conjunto com um fundo de investimento, a fabricante de computadores norte-americana Dell está agora oficialmente fora da bolsa. Na primeira comunicação pública da empresa em Portugal após a operação, João Albuquerque, country manager para o mercado nacional, garante que esta é a altura de «consolidar o portefólio».

«A Dell vai recolher às boxes. Há que parar para consolidar o portefólio, a estratégia e, quiçá, voltar um dia mais tarde aos mercados», afirmou esta manhã João Albuquerque, num encontro com jornalistas em Lisboa.

A saída de Wall Street, garante o responsável, permitirá à empresa «virar-se para dentro» e dedicar mais tempo aos seus produtos e serviços. A Dell pretende controlar toda a cadeia de valor e, para tal, tem investido em aquisições em várias áreas de negócio, como armazenamento, servidores ou networking. «O investimento que estamos a fazer é visível. A Dell faz aquisições a um ritmo alucinante e vai continuar a investir em todas as áreas de negócio, quer através de crescimento orgânico quer através de aquisições», disse à Marketeer João Albuquerque. «É previsível que haja no próximo ano aquisições ao nível do software», revelou.

A estratégia da empresa passa ainda pelo redução dos custos de produção (maioritariamente localizada na China).

E que consequências a operação de aquisição pode vir a ter no negócio em Portugal? «Não há consequência nenhuma do ponto de vista da nossa organização nem do nosso modelo de negócio. Não está prevista nenhuma reestruturação interna», assegurou João Albuquerque.  «A Dell está hoje mais preocupada em consolidar o seu portefólio de produtos. Não há nenhuma consequência negativa, mas sim uma melhoria. A empresa vai focar-se no seu negócio e nos seus clientes», reiterou. O responsável garantiu ainda que não estão previstos despedimentos no território português, onde a empresa conta com uma equipa de 30 pessoas.

Recorde-se que, no passado dia 12, os accionistas da Dell aprovaram a compra da empresa ao seu fundador, Michael Dell, e ao fundo Silver Lake por 24,9 mil milhões de dólares (cerca de 18,4 mil milhões de euros), depois de largos meses de negociações (https://marketeer.sapo.pt/2013/03/27/dell-podera-mudar-de-maos/). A oferta final de Michael Dell equivale a 13,75 dólares por acção.

Artigos relacionados