Deixa-se possuir pela Internet?

Um em cada cinco jovens europeus sofre de cyberbullying e 13,9% revela comportamentos disfuncionais relativamente à utilização da Internet. Estes são dois dos resultados mais preocupantes de um estudo divulgado pela Dianova, associação dedicada à intervenção em toxicodependências e desenvolvimento social. Em Portugal, um estudo realizado pela Pontes, Patrão e Griffiths indica que 1,2% dos estudantes do ensino secundário e superior é dependente da Internet, especialmente os do sexo masculino.

Tendo em conta esta realidade, a Dianova lança a campanha “Não te deixes possuir”, a primeira do género, garante a associação em comunicado. O objectivo é alertar para as dependências da Internet, num mundo em que as tecnologias dominam o dia-a-dia. “É cada vez mais difícil estabelecer um limite para a utilização saudável destas ferramentas.”

A Dianova lembra que estas dependências começaram a ser diagnosticadas apenas recentemente como casos clínicos de distúrbio. «Estamos preocupados com esta nova tendência registada principalmente junto dos jovens que usam a Internet para conversar, jogar interactivamente e aceder a informação de carácter sexual, estando menos focadas no uso da Internet para fins educacionais», refere Rui Martins, director de Comunicação da Dianova Portugal.

A campanha “Não te deixes possuir” pretende «contribuir para um debate construtivo deste problema que se prevê que se torne numa questão de saúde pública a considerar e combater nos anos que se aproxima».

Artigos relacionados