Deco Proteste pede apoio do Governo na implementação de semáforo nutricional

A Deco Proteste quer que o Parlamento português recomende ao Governo a adopção do Nutri-Score, de forma a promover a sua implementação alargada por parte das marcas comercializadas em Portugal. Trata-se de uma imagem colorida que funciona como um semáforo nutricional que oferece aos consumidores uma forma de identificarem visualmente se estão a fazer escolhas saudáveis.

De acordo com a organização de defesa do consumidor, será entregue um dossiê aos grupos parlamentares e ao Governo para sensibilizar para a importância deste sistema. Além disso, a Deco Proteste convida os consumidores a assinarem uma carta aberta para exigir o Nutri-Score como esquema de informação nutricional oficial em Portugal.

«Se queremos que os consumidores comam melhor, com mais qualidade, diversidade e mais equilibradamente, temos de ajudá-los a interpretar os rótulos nutricionais e escolher os melhores produtos», explica Dulce Ricardo, coordenadora da área alimentar da Deco Proteste.

A responsável considera que é necessário «entregar mais informação ao consumidor» para que «ele consiga decifrar imediatamente quando olha para o rótulo». Um estudo realizado pela organização no passado mês de Abril mostra que 59% dos inquiridos portugueses não consegue, ou acha difícil, perceber se a informação no rótulo nutricional está completa. Além disso, quatro em cada 10 não conseguem interpretar esta informação.

O Nutri-Score, por seu turno, apresenta-se como um esquema intuitivo e bem compreendido por pessoas com poucos conhecimentos em nutrição e com baixo nível socioeconómico, de acordo com a Deco Proteste. O sistema já foi adoptado, de forma voluntária, em sete países europeus, e, por cá, já pode ser encontrado nos supermercados Auchan e Aldi, por exemplo.

Como funciona?

O Nutri-Score é colocado na frente das embalagens e está dividido em cinco cores, à quais correspondem letras: verde – A, verde-claro – B, amarelo – C, laranja – D e vermelho – E. Os alimentos são classificados de acordo com o respectivo perfil nutricional, sendo que os A e B podem ser consumidos mais regularmente. Por outro lado, alimentos com a classificação entre C e E devem ser consumidos de forma mais moderada.

Artigos relacionados