Decathlon está “Ready to Play” com nova identidade global
“Move People Through the Wonders of Sport” é a ambição da Decathlon que apresentou hoje, em Paris, a sua estratégia para o futuro que passa por levar a todos o desporto inovador e sustentável. Barbara Martin Coppola, Global Chief Executive Officer da marca, salientou durante a apresentação que a marca trabalha para toda a gente, dos que se estão a iniciar no desporto àqueles que são já especialistas, dos que o fazem por motivos de saúde, pelo divertimento ou para atingirem objectivos. Seja qual for o motivo, salientou, o que a marca quer é que o desporto seja para todos.
«O dia de hoje marca um momento muito especial na história e no futuro da Decathlon. Agora, mais do que nunca, o mundo precisa do desporto. O desporto tem um poder unificador e pode melhorar a saúde física e mental. Na Decathlon, queremos ter um maior impacto positivo nos seres humanos, na sociedade e no planeta.»
A par da estratégia foi revelada a nova identidade dinâmica e voltada para o futuro. O novo logotipo é formado por dois elementos, a marca com o nome e o novo símbolo, a que chamaram “A Órbita”. O movimento da órbita pretende transmitir o compromisso da marca com a economia circular, ao mesmo tempo que se inspira na história de design da Decathlon com o icónico “A” inclinado. Representando uma montanha, uma vela, uma onda ou até mesmo um batimento cardíaco, o pico no final da Órbita conclui o movimento em direcção a novas alturas, explicou durante o evento Celine del Genes, Chief Customer Officer da empresa. Também o azul, característico da marca, apresenta agora uma nova tonalidade pretendendo intensificar a energia e representar a credibilidade da marca.
A profissional recordou que jogar é inerente ao ser humano, desde que nasce. «É como aprendemos, como construímos relações. Não se trata apenas de performance e é para toda a gente. Convidamos as pessoas a experimentar e a descobrir o que gostam sem estarem preocupadas com resultados e performance. Está pronto para jogar?», questionou. Celine del Genes deixou claro que este é um território exclusivo da Decathlon, salientando que o “Play” é estar em movimento seja com amigos ou nas olimpíadas e que a expressão “Ready to Play?” será vista com frequência na comunicação da marca.
Durante o evento foi ainda explicado por Fabien Brosse, Chief Sports and Products Officer, de que forma a Decathlon está a simplificar o seu portfólio de marcas ao apresentar nove categorias especialistas – Quechua (montanha), Tribord (água e vento), Rockrider (ciclismo outdoor), Domyos (fitness), Kuikma (raquete), Kipsta (desportos colectivos), Caperlan (vida selvagem), Btwin (trotinetes e mobilidade urbana) e Inesis (precisão) – e quatro marcas expert – Van Rysel, Simond, Kiprun e Solognac.
Texto de Maria João Lima