De um assalto em direto a um grupo de WhatsApp com 29.000 pessoas: esta foi a campanha mais eficaz do ano

Por ocasião da estreia da série “Berlín”, um spin-off que narra o início de um dos ladrões mais carismáticos de “La Casa de Papel”, a Netflix e a Estrella Galicia decidiram lançar uma campanha original que mantivesse a relação que a cerveja e a plataforma estabeleceram desde o início da série original.

Para isso, desenvolveram uma ação que começou num dos momentos televisivos mais populares do ano, a noite de Ano Novo, e que se prolongou durante as semanas seguintes.

Em direto, durante as badaladas do dia 31 de dezembro, a apresentadora Cristina Pedroche viu ser-lhe roubado um colar. No terceiro anúncio do ano, os telespectadores descobriram que o culpado era Berlim, personagem interpretada pelo ator Pedro Alonso, que fugiu do local disfarçado, levando consigo as joias. A ação foi apoiada por menções nas redes sociais.

Nos dias seguintes, a ação continuou a desenrolar-se, envolvendo consumidores que poderiam tornar-se cúmplices do ladrão que, por descuido, tinha perdido a joia. Berlim pirateou a emissão em horário nobre do programa “El hormiguero” e convidou os telespectadores a participarem na busca das jóias perdidas das marcas Estrella Galicia.

Através de um grupo de WhatsApp que reuniu mais de 29.000 pessoas, a Estrella Galicia deu pistas para encontrar o saque perdido em 40 milhões de garrafas de Estrella Galicia. O prémio era uma viagem para onde quisessem, com quem quisessem.

A Estrella Galicia conseguiu impulsionar a imagem da marca e comercializar as 40 milhões de unidades da edição limitada da Berliner produzidas, o que significou um aumento das vendas de 6,5% em volume e mais de 8% em valor em relação ao ano anterior.

Quanto à Netflix, Berlin alcançou o top 1 mundial de séries de língua não inglesa durante o seu lançamento, mantendo-se no top 10 durante sete semanas consecutivas, com mais de 300 milhões de horas de visionamento.