De Tony Carreira a Bruno Nogueira: Agência Abreu faz check-in com novos embaixadores
Já terminou o cruzeiro pelo Mediterrâneo que celebrou os 35 anos de músicas de Tony Carreira. A acção marcou a primeira grande iniciativa conjunta entre a Agência Abreu e o seu novo embaixador, mas enquadra-se numa estratégia mais alargada de reposicionamento da marca.
Com 183 anos de história, a Agência Abreu foi a primeira agência de viagens, no mundo, a abrir escritórios de atendimento ao público. De capital 100% nacional e estando nas mãos da 5.ª e 6.ª gerações da família do fundador, a Abreu tem em curso um plano para consolidar a marca nos canais digitais e criar uma comunicação mais “arrojada” e segmentada, que lhe permita impactar diferentes públicos e faixas etárias.
A parceria com Tony Carreira enquadra-se no âmbito dessa mesma estratégia. Ao longo de sete noites de viagem pelo Mediterrâneo no navio MSC Fantasia, da MSC Cruzeiros – que passou por Cádiz, Barcelona, Málaga e Tânger –, o cantor deu três concertos em navegação. No total, mais de 3500 pessoas embarcaram nesta viagem, no passado dia 16, um novo recorde absoluto de entradas no Terminal de Cruzeiros de Lisboa.
«A preocupação que temos é a de trazer coisas novas ao mercado, em termos de Comunicação. Sabíamos que este projecto era algo que nunca tinha sido feito em Portugal. Provavelmente só mesmo o Tony Carreira e a Abreu é que conseguiam montar um projecto destes, pela dimensão que tem, pelo tempo que demora a preparar e os recursos que mobiliza», afirma em entrevista à Marketeer Pedro Quintela, director-geral de Vendas e Marketing da Agência Abreu. O projecto começou a ser desenhado no início de 2021, em plena pandemia de Covid-19 e quando o sector dos cruzeiros estava parado, e foi anunciado há cerca de um ano. «Surgiu com esse intuito de fazer algo nunca antes feito e com impacto dentro e fora de Portugal», reitera o responsável.
Já Tony Carreira mostra-se «feliz» pela concretização deste projecto. «Foi uma experiência completamente nova, tanto para mim como para muitas das pessoas que aqui estiveram. Gostei muito, diverti-me, foi completamente diferente. E amanhã retomamos a nossa vida normal, que é andar de cidade em cidade em concertos», refere à Marketeer.
Além dos três concertos, o cantor aproveitou a viagem para interagir com os seus fãs em diversos momentos, seja nas áreas comuns do navio ou num concerto surpresa junto à piscina, por exemplo. «Foi um projecto totalmente diferente e esse foi o espírito. A ideia nunca foi estar fechado no quarto e depois ir cantar. Eu nunca tinha feito um cruzeiro e também queria fazer parte desta viagem», frisa.
Quanto ao futuro, estão a ser preparadas novas acções em conjunto, nomeadamente a criação de um circuito da Agência Abreu desenhado pelo cantor, que passará por destinos como Itália ou França.
Bruno Nogueira em Slow Travels
Além de Tony Carreira, e no âmbito desta estratégia de reposicionamento e rejuvenescimento da marca, a Agência Abreu associou-se também recentemente a Bruno Nogueira. O humorista será a cara das Slow Travels by Abreu, um novo produto que consiste em viagens à medida, com programas personalizados, para «pessoas que andam de mochila às costas e que gostam de viajar ao seu ritmo, com a segurança de viajar pela Abreu», conforme explica Márcia Cordeiro, head of Marketing. «Para uma empresa que é identificada como sendo de mass market, por vezes é dificil chegar a esses segmentos. E é esse tipo de viagens que o Bruno Nogueira vai começar a comunicar», sublinha.
Nesta primeira fase, a parceria será promovida através de vídeos que foram gravados com o humorista em duas viagens com este formato à Argentina e ao Chile. Para assinalar a parceria, Bruno Nogueira já tinha estado presente na gala dos 20 anos do evento Mundo Abreu, no Cineteatro Capitólio, em Lisboa, e que ficou marcada ainda pelo lançamento do hino oficial da Agência Abreu, que foi escrito por Tozé Brito.
Além do cruzeiro com Tony Carreira e das Slow Travels com Bruno Nogueira, a Agência Abreu lançou recentemente novos circuitos com guia (em parceria com a Wamos) e relançou as Viagens Improváveis, viagens para grupos pequenos em destinos menos comuns, como a Coreia do Norte, o Butão, a Arménia ou as ilhas Galápagos.
«O foco tem sido levar experiências aos destinos», confirma Pedro Quintela. «Queremos reposicionar a marca Abreu sem lhe tirar a identidade. Somos uma marca de confiança, há clientes que compram [viagens] connosco há 60 anos e agora são os filhos que já procuram a Abreu. Não queremos perder esta identidade enquanto marca de confiança, mas ao mesmo tempo queremos mostrar que tanto vendemos viagens para pessoas com 80 anos como para as de 20. E que tanto vendemos um cruzeiro com um circuito, para pessoas com uma faixa etária mais elevada, como vendemos viagens à medida», acrescenta o director-geral de Vendas e Marketing.
A Agência Abreu mantém ainda parcerias com outros embaixadores, numa estratégia que visa comunicar para diferentes tipos de segmentos. «Temos embaixadores por segmento de cliente: a Cláudia Vieira para o segmento das famílias; o Lourenço Ortigão e a Kelly Bailey para o target mais jovem; o Bruno Nogueira com um contexto de mudar mentalidades, porque as pessoas associam muito a Abreu a pacotes fechados all inclusive; a Joana Cruz para um target mais transversal; e o Tony Carreira para um segmento mais de circuitos e cruzeiros», explica Márcia Cordeiro. São embaixadores que «mais do que comunicar destino, comunicam serviço e como é viajar com a Abreu», acrescenta.
O videocast Abreu Travel Talks, criado há cerca de dois meses, é outro dos pilares desta estratégia. No podcast já participaram convidados como Margarida Pinto Correia, Francisco Pinto Balsemão, Tozé Brito ou Gisela João, para falar sobre as suas experiências em viagem. «Há três anos era impensável fazer este tipo de acções. A pandemia também ajudou a dar este passo de disrupção», conclui Márcia Cordeiro.
Veja algumas imagens dos concertos de Tony Carreira a bordo do MSC Fantasia:
Texto de Daniel Almeida