De Portugal para o mundo: José Condessa protagoniza campanha internacional de calçado português

José Condessa é o protagonista da campanha da Portuguese Shoes, uma campanha que promete dar a conhecer ao mundo como bem se faz calçado em Portugal. O ator foi escolhido por personificar o universo de Motherland.

“É com muito orgulho que protagonizo a campanha Portuguese Shoes para 2025. Um projeto que se esforça por levar a arte e o saber-fazer portugueses além-fronteiras numa área em que somos mestres e que atesta o nosso conhecimento ancestral”, diz o ator sobre este novo papel, como Embaixador do Calçado português nos mercados internacionais.

Com uma carreira sólida, que começou em Portugal e hoje pertence ao globo, o ator continua a desafiar-se mantendo os pés assentes na terra. Depois de firmar base no teatro, das incursões pelas telenovelas, do projeto-vitória da ficção nacional Rabo de Peixe e da curta para um dos grandes do cinema, Almodóvar, José mantém-se permeável à mudança com projetos inesperados mas a mesma raíz: o seu talento.

Consciente e interessado pela área da moda, deu corpo à nova campanha interpretando a relação uníssona entre Natureza e Ser Humano.

Paulo Gonçalves, diretor de Comunicação da APICCAPS, afirma que “é possível produzir calçado de qualidade, na Europa, com um design vanguardista e a preços justos”, e os resultados são firmes. Nos últimos 15 anos, as exportações aumentaram 52,2% para 1800 milhões de euros anuais, Portugal tornou-se o 2.º maior produtor de calçado europeu (ultrapassando Espanha) e exaltou para 174 países.

Além disso, o país conseguiu um dos maiores preços médios de exportação a nível mundial. Um trabalho contínuo que, mesmo alicerçando-se no passado, não deixa de se renovar a cada ano, auscultando as necessidades e fronteiras do agora. Um presente que respeita as origens e o que de mais fértil há por cá.

“Desde o início procuramos ser sempre um testemunho de um país de muitos e muitos talentos”, descreve Paulo Gonçalves, sobre o mote de Motherland.

Com inúmeros rostos públicos a protagonizar as campanhas – passando por diferentes áreas da cultura, de Albano Jerónimo a Victória Guerra, passando por Anabela Moreira, Marcelino Sambé, Sara Sampaio e Sharam Diniz – há também os nomes que as semeiam e que refletem a qualidade do trabalho artístico português.

A campanha contou com Frederico Martins a assinar as fotografias, os looks dos designers Luís Carvalho e David Catalán, coordenados por Fernando Bastos Pereira e a música de Ed Rocha Gonçalves (do duo Best Youth).

A imagem que irá agora dar a volta ao mundo teve como casa de partida Portugal, concretamente o cenário intocado dos Açores a servir de bolsa de ar e pano de fundo. Esta nova campanha Motherland é uma analogia à Natureza, de onde tudo vem mas também onde tudo se transforma, e um elogio à capacidade que a terra tem de se renovar, ultrapassar e deslumbrar.

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