De lavar casas de banho a multimilionário tecnológico: a história do CEO da Nvidia
Jensen Huang é hoje uma das figuras mais proeminentes no mundo da tecnologia, especialmente no mercado de inteligência artificial (IA), à frente da gigante Nvidia. No entanto, a história de Huang começou com origens humildes e muitos desafios.
Nascido em Taipei, em 1963, Huang viveu uma infância marcada pela imigração e pela adversidade. Após ser enviado para os EUA, com o irmão, onde nenhum falava inglês, foram acolhidos por tios, também imigrados recentemente, que os enviaram para estudar no Instituto Batista Oneida, no Kentucky, que até então era mais parecido com um reformatório do que com uma escola, conta o El Economista.
Foi neste local que os irmãos estudaram, mas também puderam viver, comer e trabalhar. Na verdade, os primeiros passos do pequeno Huang foram a lavar as casas de banho do estabelecimento.
Esses primeiros desafios não impediram Huang de completar os estudos. Frequentou a Oregon State University, onde encontrou a sua paixão pela engenharia eléctrica e conheceu a sua futura esposa, Lori.
Os primórdios da Nvidia remontam aos encontros casuais de Huang com os co-fundadores da empresa, Chris Malachowsky e Curtis Priem, numa loja Denny’s em San José, na Califórnia. A visão partilhada de criar uma empresa revolucionária de semicondutores lançou as bases para o que se tornaria a Nvidia.
Os primeiros sucessos da Nvidia vieram com a criação de chips gráficos que transformaram a indústria dos videojogos. No entanto, foi a incursão da empresa na computação acelerada por GPU que a posicionou como uma líder global em inteligência artificial e análise de dados.
A aposta de Huang na tecnologia de IA provou ser um grande impulsionador dos lucros da Nvidia, com as vendas trimestrais da empresa a mais do que triplicarem no último ano. Este cenário catapultou Huang para a lista dos homens mais ricos do mundo, com uma fortuna estimada em 79 mil milhões de dólares (73 mil milhões de euros), tornando-o uma das figuras mais influentes e bem-sucedidas da indústria de tecnologia.