Colecção para crianças e adultos da Zippy passa a estar sempre nas lojas

Há alguns anos que a marca de vestuário infantil Zippy tem vindo a apostar em colecções cápsula dedicadas tanto aos filhos como aos pais, proporcionando a toda a família uma oportunidade de se vestir (quase) de igual. Agora, e fruto de um percurso que a head of Brand & Creative Filipa Bello apelida de «natural», a insígnia pertencente ao Grupo Sonae decide tornar permanente a linha You & Me.

Em entrevista à Marketeer, a responsável pela criatividade da insígnia revela que um dos pilares que sustenta a colecção é o da inclusão. «A You & Me foi criada para ser um tributo às relações, sobretudo nas novas dinâmicas, na qual se inclui a nova parentalidade e todos os seus novos formatos e onde desafiamos as famílias a terem uma relação mais próxima», explica Filipa Bello.

Com a premissa de que pais e filhos devem falar de igual para igual, a marca quer também vesti-los de igual para igual. Contudo, a ideia não é “mimetizar” a criança, fazendo dela uma “fotocópia” da mãe ou do pai, nem tão pouco infantilizar os adultos. Tal como elucida Margarida Nascimento, head of Products, cada peça da colecção é pensada para se enquadrar em diferentes personalidades e identidades, havendo somente um fio condutor que as une e que diz a quem olha “são uma família”.

«Além de ‘este filho é meu’ também há vertente ‘esta mãe é minha’ e ‘este pai é meu’. Darmos a hipótese à criança de se identificar e ver que a mãe e o pai criam este laço com ela é de um carinho e de uma envolvência que gostamos muito de ver nas famílias. É um simbolismo que traduz as relações», comenta a responsável pelos produtos da marca.

Há nove meses a trabalharem no projecto, Filipa Bello e Margarida Nascimento partilham com a Marketeer que a decisão de tornar permanente a colecção You & Me se prendeu com o feedback positivo recebido dos lançamentos pontuais em momentos que faziam sentido marcar, como o Natal, o Dia da Mãe ou o Dia do Pai. Esse factor, aliado aos testes que a Zippy foi fazendo, inclusive com a colaboração de influenciadoras, concede a segurança necessária «para augurar o sucesso desta linha», assegura a head of Products.

E para alavancar a permanência da linha, ainda que continue a celebrar determinadas datas e épocas do ano quando, por tradição, as famílias se juntam, a Zippy contará uma vez mais com a colaboração de caras conhecidas do público português. Entre elas espera-se a da criadora de conteúdos digitais Madalena Abecasis, embora não seja a única. A insígnia quer incluir pessoas que possam mostrar diferentes estilos, atitudes, formas de estar e de parentalidade.

Desta forma, a You & Me Páscoa apresenta-se com diversas propostas de vestuário para os mais novos, que passam por vestidos e macacões para menina, e que combinam com um vestido vermelho pensado para a mãe, e por camisas e calções que se equiparam igualmente a ambas as peças desenvolvidas para o pai. Os calções e fatos de banho não foram esquecidos, com opções para toda a família e que, no caso das crianças, têm um índice de protecção UV de 80.

Zippy além-fronteiras

Com o olhar no futuro e nos mercados além-fronteiras, a Zippy, que está presente em mais de 50 países, incluindo Angola, Brasil, Tunísia, Malta, Moçambique e República Dominicana, tem como grande objectivo continuar a crescer e chegar a mais cantos do Mundo. «Lá fora, temos de conseguir levar frescura. Este You & Me é realmente diferente do pai e filho e mãe e filho que se faz e vê noutras marcas. Esta forma diferente de olhar ajuda-nos a divulgar a marca de outra forma internacionalmente», afirma a head of Products.

Tornar permanente uma colecção que oferece aos consumidores – habituados a ver apenas roupa, acessórios e calçado para criança nas prateleiras e nas páginas online – uma oportunidade de adquirir vestuário semelhante, seja para pais, tios, padrinhos ou avós, é uma maneira de dizer “esta marca está a investir, está activa, saudável e a inovar”, mas não só.

No fundo, o que conta é a diferença que a Zippy pode fazer nas relações das famílias. «Como se costuma dizer, ‘há muitas t-shirts brancas’ e porque é que as pessoas escolhem a da Zippy? Porque acreditam que estamos a fazer as coisas com os valores certos. Se formos relevantes na vida das famílias, destas crianças e destes pais, eles recompensam e o negócio vem atrás», conclui Margarida Nascimento.

Texto de Beatriz Caetano

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