De garage a Continente Bom Dia: Auto-Palace do Largo do Rato continua sobre rodas
Há um novo Continente em Lisboa, no coração da capital, e que traz consigo não só mais um espaço onde é possível fazer todas as compras para casa e para o dia-a-dia, como também uma mão cheia de história, pronta a ser partilhada com quem ali entrar.
Fica na Rua Alexandre Herculano, a poucos passos do Largo do Rato e a alguns minutos a pé do Marquês de Pombal. Este Continente Bom Dia chama casa àquele que é conhecido como o edifício Auto-Palace, uma antiga “garage” com mais de um século de existência que albergava os veículos dos moradores. Nos primeiros tempos, a catedral do automóvel, como é conhecida, funcionou ainda como local para competições de patinagem artística, continuando, ainda assim, “sobre rodas” – as dos carrinhos de compras.
Foi da responsabilidade da MC reabilitar o património imobiliário, permitindo recuperar toda a fachada histórica de ferro e vidro. No exterior continua a ser possível ver os azulejos que expõem o nome original Auto-Palace.
«A MC é uma empresa criada para os portugueses. Não há unicamente uma função económica, há uma função de ajudar o País e as pessoas. Investimos 4,5 milhões de euros neste edifício, porque achávamos que tinha um valor arquitectónico e uma importância que não podíamos deixar de parte. É um património vivo», afirma, em entrevista à Marketeer, Amaro Amaral, director geral do Continente Bom Dia.
Todos os clientes, além das suas compras, poderão ainda ver a exposição que este Continente disponibiliza sobre o percurso feito ao longo das décadas no espaço, os vitrais originais encomendados ao pintor e mestre vitralista Cláudio Martins e ainda duas pias em pedra originais.
Esta nova loja Continente, com cerca de 1000 m2, cria 36 postos de trabalho na região, está aberta diariamente das 8h às 22h, dispõe de serviços de cafetaria, pão quente e take away e inclui seis self-checkouts, para uma compra mais autónoma. No primeiro piso, encontram-se 37 lugares de estacionamento, sendo quatro para carros eléctricos, que têm vista directa para o exterior e para a própria loja.
Situado num dos locais mais movimentados de Lisboa, o espaço tem como proposta de valor o facto de estar rodeado de uma população com «bastante valor aquisitivo» e de ter, simultaneamente, uma «passagem brutal de pessoas», aliado ao facto de ser uma zona central e sazonal. «Por um lado, tem o grab and go e a compra rápida e, por outro, tem, por exemplo, o Continente Selecção ou os melhores vinhos, porque sabemos que temos clientes para isso. É bastante transversal», salienta o representante.
Como forma de assinalar esta novidade, a Missão Continente ofereceu carrinhos de compras recheados de bens essenciais às instituições apadrinhadas pela nova loja: AVA — Associação Vida Autónoma, Centro Popular D’Espie Miranda, Centro de Promoção Juvenil — Casa da Estrela e Animalife. Estas instituições vão ser permanentemente apoiadas pela Missão Continente, através dos excedentes alimentares diários da nova loja.
A juntar a esta abertura está a de uma nova loja em Arroios, com 200 m2 e nove colaboradores, que pretende responder às necessidades dos clientes deste bairro da capital.
A inauguração do Continente Bom Dia Largo do Rato e Continente Bom Dia Arroios arranca com uma campanha de 10% de desconto em Cartão Continente, até ao dia 12 de Novembro, e que acumula com as promoções em vigor.
Texto de Beatriz Caetano