De A a Z: guia de marcas que celebram a Black Friday com descontos
Todos os anos, a história repete-se. Ainda antes do Natal, um frenesim de compras assola os centros comerciais e as lojas online e tudo por culpa da Black Friday. A tradição teve início nos Estados Unidos da América – ou não fosse esta uma celebração móvel que coincide sempre com a sexta-feira após o Dia de Acção de Graças (25 de Novembro, neste caso) – mas já há muitos anos que conquistou também Portugal.
As marcas preparam descontos e campanhas promocionais especialmente para esta época, alargando, por vezes, as suas iniciativas aos dias (ou até semanas) que antecedem a Black Friday. Há também campanhas especiais para as lojas físicas e outras destinadas a quem prefere comprar via comércio electrónico.
Em baixo, por ordem alfabética, estão algumas das marcas que não quiseram ficar de fora de uma das épocas de consumo mais relevantes do ano*:
360imprimir – Nos dias 21 e 22 de Novembro, os portes são grátis em todas as encomendas. Já entre 23 e 27 de Novembro, a gráfica promete 100% de desconto em todos os produtos no site, devolvido em conta-cliente;
Airfree – Os preços baixos chegam à Airfree a 21 de Novembro e terminam no final da semana, a 28. Durante este período, os descontos vão até 45% nos purificadores de ar da gama doméstica;
Amazon – De 18 a 28 de Novembro, a Amazon irá celebrar a Black Friday com ofertas diferentes todos os dias. Mas a grande aposta vai mesmo para os dias 24 e 25 de Novembro, durante os quais será possível encontrar descontos em marcas como Philips, Oral-B, Samsung, Nokia, De’Longhi, LG, ghd e iRobot, entre outras;
Arcádia – A Black Friday da Arcádia começa com descontos antecipados, de 21 a 27 de Novembro, exclusivo para os membros do Clube Arcádia, com uma redução de 25% em chocolates e amêndoas. Já entre os dias 25 e 27 de Novembro, todos os clientes poderão usufruir de 20% de desconto em chocolates e amêndoas nas lojas Arcádia aderentes e na loja online (encomendas acima de 30 euros com o código BFARCADIA22);
Bamboo Garden Spa – De 19 a 26 de Novembro, o spa do Hotel Quinta das Lágrimas, em Coimbra, adere pela primeira vez ao conceito Black Friday e promove tratamentos com desconto directo de 20%. Também estará disponível a compra de vouchers para tratamentos futuros com o mesmo desconto (validade de seis meses);
Banak – A marca terá até 75% de desconto em móveis e sofás, numa campanha exclusiva da loja da Avenida Casa Ribeiro, em Lisboa, até 27 de Novembro. A Banak assegura entregas desde 48 horas;
Benamôr – No âmbito da Green Friday, a Benamôr juntou-se à organização “Plantar uma Árvore”: de 25 a 27 de Novembro, 1% das vendas contribuirá para a plantação de novas árvores. Durante estes três dias, haverá também ofertas acumuláveis exclusivas: na compra de um produto, oferta de um Creme de Lábios + um Creme de Mãos 10ml; em compras superiores a 50 euros, oferta de um Refill Gel de Banho Jacarandá 500 ml; em compras superiores a 70 euros, oferta de Tote Bag Reutilizável;
BlueBird – Na BlueBird, a celebração faz-se durante todo o mês. Durante a campanha Black Month, cadeia vai contar com promoções de até 40% de desconto em várias várias marcas de joalharia e relojoaria;
Braun – Há descontos de até 35% no site oficial da Braun, de 17 a 28 de Novembro. A marca apresenta uma selecção de produtos que vão desde ferros de engomar a liquidificadoras;
Brazilian Bikini Shop – Entre as 22h do dia 24 de Novembro e o dia 27 de Novembro, a plataforma online de moda de praia vai estar com promoções de até 80%;
BOU Market – Nesta Black Friday, em todas as categorias disponíveis no BOU Market – Criança, Biju & Jóias, Gifts, Gourmet, Moda, Lar doce Lar, Bem-estar – existirão artigos com descontos que poderão ir dos 20% aos 70%;
Cash Converters – a Cash Converters lança a campanha “Feel Good”, com o objectivo de valorizar o consumo de segunda mão como modelo ideal para poupar dinheiro, dar uma segunda vida a produtos e evitar o impacto negativo do fabrico no Planeta. Assim, entre os dias 25 e 27 de Novembro, os produtos da Cash Converters terão um desconto de mais de 50% face aos produtos novos, em categorias como joalharia, consolas e informática;
Conforama – A Conforama promove, ao longo do mês de Novembro, a campanha “Black Louco” com descontos até 60% em sofás, colchões, móveis e eletrocdomésticos. A empresa reforça também a oferta de smart TVs, a pensar no Mundial de Futebol;
Continente – Entre os dias 25 e 27 de Novembro, o Continente vai promover o Black Weekend, “o maior fim-de-semana de oportunidades”, garante o retalhista. Serão abrangidos artigos de casa, brinquedos, puericultura e desporto, entre outros;
Damatta – A marca de charcutaria nacional do Grupo Montalva associa-se ao conceito Black Friday e promove uma campanha de descontos directos até 50% em vários artigos, até 27 de Novembro;
De’Longhi – De 17 a 28 de Novembro, há descontos de até 30% no site oficial da marca, numa lista de sugestões de máquinas, que vão desde as automáticas às manuais;
El Corte Inglés – Entre os dias 28 de Outubro e 3 de Novembro, o El Corte Inglés vai aquecer para a Black Friday com uma campanha especial em jeito de contagem decrescente: até 40% de desconto e 0% de juros até 24 meses;
Forall – Entre 25 e 27 de Novembro, será possível usufruir de 5% de desconto em todo o catálogo da Forall nas lojas físicas que a marca partilha com a OpenBox e na sua plataforma online. Além do desconto nos equipamentos, que só vigoram durante esses três dias, a Forall vai ainda a oferecer um Amazon Kindle recondicionado a todos os clientes que efectuarem compras no valor igual ou superior a 399 euros;
Foreo – A Foreo ainda não revelou os pormenores da sua campanha para este ano, mas convida os consumidores a subscreverem a newsletter da marca para desbloquear ofertas exclusivas e 5% de desconto extra nas ofertas Black Friday que serão anunciadas entretanto;
Free Now – No dia 25 de Novembro, a Free Now irá oferecer 75% de desconto em duas viagens, para todos os utilizadores, até a um limite de 5 euros por cada uma. Estes descontos aplicam-se às categorias de Táxi, TVDE e scooters eléctricas e, para usufruir dos mesmos, basta inserir o código REDFRIDAY na app;
Freshly Cosmetics – Entre os dias 20 e 28 de Novembro, irá decorrer a Black Week da Freshly Cosmetics, que contará com 30% de desconto em todo o site;
Gato Preto – De 18 a 27 de Novembro, os clientes vão poder aproveitar uma campanha com descontos até -20% em todas as compras para clientes registados com o código BLACK e até -40% em artigos seleccionados com desconto directo. As promoções estão limitadas ao stock existente e não são acumuláveis com outras promoções ou descontos em vigor, disponível em lojas físicas e online;
Hotéis Vila Galé – As reservas feitas entre 25 e 28 de Novembro nas unidades de quatro estrelas estarão com um preço por noite desde 55 euros, em quarto standard single ou duplo, com pequeno-almoço.
Huawei – Até ao dia 27 de Novembro, há descontos na loja online da Huawei. Apesar de a campanha abranger várias categorias, a ganda aposta vai mesmo para os wearables. Os membros exclusivos da loja online vão poder aproveitar, ainda, um desconto extra de 6% em wearables, bem como acesso a cupões de desconto que vão desde os 35 euros aos 105 euros, até ao dia 30 de Novembro;
Impress – A Impress oferece aos clientes um desconto de mais 800 euros num pack completo de saúde e estética oral, para assinalar esta Black Friday. Neste pack, a cadeia ortodôntica inclui o tratamento de ortodontia invisível, um branqueamento profissional, uma higienizarão oral e ainda uma subscrição de um ano do plano de contenção Full;
Intimina – Tanto os exercitadores de pavimento pélvico como os copos menstruais da Intimina podem ser adquiridos com descontos até 30% na loja online (com envios grátis em compras superiores a 50 euros) e também em lojas físicas (farmácias, espaços Wells e Espaço El Corte Inglês) ao longo do mês de Novembro;
InterContinental Hotel Group – Através da campanha Cyber Sale, a cadeia hoteleira oferece descontos entre os 15% e os 25%. Basta efectuar uma reserva de 22 de Novembro a 2 Dezembro, para estadias até 28 de Fevereiro de 2023. As reservas efectuadas durante a Cyber Sale não são reembolsáveis e os membros IHG têm ainda 10% de desconto adicional;
iServices – O pico da promoções ocorre dia 25 de Novembro e irá prolongar-se até domingo, dia 27. Durante três dias, milhares de artigos tecnológicos, assessórios e gadgets seleccionados da marca vão estar com descontos até -70%, quer nas lojas físicas quer na loja online da iServices;
Iswari – A partir de 7 de Novembro (e durante o resto do mês), a Iswari vai ter descontos de até 35% numa selecção de produtos no seu site. O objectivo é celebrar a Green Friday e, por isso mesmo, por cada unidade vendida durante este mês, a marca contribuirá para a reflorestação do planeta, doando 15 cêntimos à Ecosia;
Izidoro – Até 27 de Novembro, vai estar em vigor uma campanha de descontos directos até 50% em exclusivo na loja online. A campanha Black Days tem a duração de duas semanas e promete uma poupança significativa em produtos alimentares essenciais, nas categorias de Talho, Charcutaria e Mercearia;
Kenwood – De 17 a 28 de Novembro, a marca terá descontos até 30% em artigos seleccionados, incluindo opções que prometem “alimentar a imaginação com receitas e sabores inesquecíveis”;
Kicks – “Friday for Culture” é o mote da campanha de Black Friday da Kicks, atra és da qual 15% das vendas da marca reverterá a favor da Casa do Artista. A campanha diz respeito apenas ao dia 25 de Novembro;
La Redoute – A partir de 8 de Novembro, há descontos de até 60% + 10% extra no site da marca. Quem optar por comprar através da app, pode usufruir de um desconto adicional de 12%;
LEGO – A Black Friday da LEGO será assinalada entre os dias 25 e 28 de Novembro. Segundo a marca, é a oportunidade perfeita para descobrir as ofertas da marca mais cobiçadas para qualquer celebração;
Lemon Jelly – As promoções da Lemon Jelly arrancam a 18 de Novembro e incluem descontos de 30% em modelos intemporais que não voltarão a ser produzidos;
Leroy Merlin – A campanha arranca dia 1 de Novembro, num primeiro momento, e até dia 3 de Novembro com descontos de 10% em toda a loja online, seguindo-se mais dinâmicas promocionais que vão mudar todas as semanas em diferentes categorias de produto;
Lisbon Helicopters – A empresa especializada em voos turísticos de helicóptero na região metropolitana de Lisboa tem uma rota especialmente pensada para o Black Friday. Por 195 euros (em vez dos habituais 231 euros), três pessoas terão oportunidade de participar num voo privado até ao Forte de São Julião. A campanha está disponível para aquisição de 14 a 28 de Novembro, sendo que os vouchers adquiridos neste período têm a validade de 6 meses;
Media Markt – A Media Markt antecipa a Black Friday com dois dias sem IVA (31 de Outubro e 1 de Novembro). Telemóveis, informática e electrodomésticos são algumas das categorias abrangidas;
MO – De 18 a 27 de Novembro, a Black Friday estará instalada em todas as lojas físicas e online da MO. Os descontos vão até aos 60% numa vasta selecção de artigos para toda a família e que permitem adiantar as compras de Natal;
Naturecan – este ano, para assinalar a Black Friday, a Naturecan vai oferecer a todos os seus clientes até 50% de desconto em todos os produtos. De 24 a 28 de Novembro, todos os dias haverá promoções em diversos produtos da marca e, no dia da Black Friday e da Cyber Monday, as promoções serão ainda maiores;
Nutribullet – De 18 a 28 de Novembro, a Nutribullet tem descontos de até 30% no seu site oficial, aplicável a artigos selccionados, nomeadamente blenders;
O Boticário – De 16 a 28 de Novembro, há descontos de Beauty Week em mais de 200 produtos das principais categorias do Boticário: perfumaria (feminina, masculina e infantil) até 50%, cremes de corpo, produtos de cabelo e maquilhagem até 70% e coffrets com descontos até 15%. Na Beauty Monday, 28 de Novembro, a todos os produtos em promoção soma-se 5% de desconto extra;
One – De 1 a 30 de Novembro, até 60% de desconto em colecções antigas One (na compra de um produto, 30% de desconto; na compra de dois artigos, 50% de desconto; e em três ou mais artigos, 60% desconto). Também até ao final de Novembro, a One oferece 10% de desconto em boxes e sets (colecção acctual);
OpenBox – Entre 25 de Novembro e 2 de Dezembro, será possível usufruir de até 10% de desconto em todo o catálogo da OpenBox nas compras feitas através da loja online e nas duas lojas físicas, em Lisboa e no Porto;
Opto – Até 28 de novembro, a Opto apresenta um desconto “Black Days” especial: por tempo limitado, a subscrição anual da plataforma de streaming da SIC passa a custar 19,99 euros se for subscrito o plano anual. Trata-se de uma poupança de 50% face ao actual valor de 39,99€ euros/ano;
Phillippe by Almada – Entre os dias 21 e 27 de Novembro, a loja online Phillippe by Almada terá 25% de descontos em todos os produtos para quem usar o código BF2022. A promoção vai estar também disponível de 21 a 27 de Novembro na Farmácia Aguiar e na Farmácia Benfiluz em Lisboa, na Parafarmácia Natural Sucesso, na Casa da Guia em Cascais, e na Farmácia Costa, em Viseu;
Quem Disse, Berenice? – De 17 a 28 de Novembro, cerca de 100 produtos terão descontos até 70%. Está programada também uma uma promoção extra para entre 25 e 27 de Novembro: todos os produtos têm, no mínimo, 25% de desconto (não acumulável e excepto Aura). Na Beauty Monday, 28 de Novembro, a todos os produtos em promoção soma-se 5% de desconto extra;
Ringana – A Ringana optou por promover uma Green Friday, campanha através da qual a reutilização de embalagens se traduz em vantagens para os clientes: ao enviar as embalagens de vidro usadas de volta para a marca, os clientes podem receber um produto gratuito em troca;
Solverde – Durante a Black Week, de 21 a 27 de Novembro, a Solverde irá oferecer 20% de desconto em reservas feitas para quatro das suas unidades hoteleiras, válidas de 1 de Janeiro a 28 de Dezembro de 2023: Hotel Apartamento Solverde, Hotel Solverde Spa & Wellness Center, Hotel Algarve Casino e ainda Hotel Casino Chaves;
Sport Zone – De 1 a 24 de Novembro, a Sport Zone terá uma selecção de produtos com descontos até 50%. A campanha é válida em todas as lojas físicas e online e inclui também condições especiais de trocas e devoluções. A partir de 1 de Novembro, em todas as compras efectuadas no site e nas lojas Sport Zone, o prazo de trocas e devoluções será alargado até dia 15 de Janeiro;
Swappie – A empresa especializada na venda de iPhones recondicionados terá descontos de até 100 euros em vários modelos, dependendo do seu estado e memória. iPhone 13, iPhone 12 Pro Max, iPhone 11 Pro, iPhone 8, iPhone XR, entre outros, fazem parte da lista;
Telepizza – De 21 a 27 de Novembro, a marca terá uma promoção de 3×1 em todas as pizzas médias. A oferta é válida para pedidos feitos em loja ou take-away e para todas as pizzas médias que fazem parte do menu da Telepizza;
TheFork – No dia 25 de Novembro, o TheFork volta a aderir à Black Friday com ofertas especiais, entre elas a disponibilização de um código que permite ganhar pontos de fidelização (Yums), oferecidos aos utilizadores quando reservam na app ou website TheFork e que podem transformar-se em descontos de 10 ou 25 euros nos restaurantes parceiros do programa;
Unibanco – Cada cliente que utilizar o seu cartão Unibanco numa compra igual ou superior a 50 euros, recebe um SMS para aceder ao site da Black Friday da marca, ficando habilitado a participar num passatempo e ganhar um prémio de 50 euros por dia, que será depois creditado no respectivo cartão;
Worten – A Worten também já prometeu um mês inteiro de promoções, mas só irá revelar as diferentes fases da campanha à medida que o tempo for avançando. Para já, sabe-se que 31 de Outubro e 1 de Novembro são dias de descontos até 50% numa selecção de produtos.
Xiaomi – As promoções podem chegar aos 50% e vão estar disponíveis até dia 30 de Novembro em todas as lojas físicas e online da marca. A Black Friday da Xiaomi Store Portugal também está disponível na Glovo, onde todos os produtos – que caibam dentro de uma mochila – podem ser pedidos através da aplicação, com 5 euros de oferta na primeira compra (acima de 20 euros);
Zippy – De 4 a 6 de Novembro, é possível ter acesso a 20% de desconto em todos os produtos nas lojas físicas e online, bem como portes grátis para compras online. Entre os dias 24 e 27, é possível ter acesso também a 20% de desconto em todos os produtos nas lojas físicas e online da marca portuguesa;
Zomato – Durante a Red Friday, a 25 de Novembro, será possível subscrever um plano de 12 meses com descontos a começar nos 80%. Ao longo do dia, os descontos vão baixando ao longo do dia. Além disso, as subscrições limitadas.
*Esta lista será actulizada regularmente à medida que novas campanhas forem anunciadas.