De A a E, já pode optar pelos produtos Garnier mais sustentáveis
A Garnier lançou um sistema de pontuação que avalia o impacto social e ambiental dos produtos da marca em Portugal. Esta iniciativa tem como objectivo ajudar a sensibilizar os consumidores para a importância de cuidar do ambiente.
Através de uma classificação de “A” a “E”, em que “A” se refere aos produtos que se encontram entre os 10% mais sustentáveis e “E” aqueles que se enquadram nos 10% com maior impacto, os utilizadores vão poder avaliar o ciclo de vida dos produtos capilares Fructis e Ultra Suave, pertencentes ao universo L’Oréal.
No site da Garnier, estão disponíveis as páginas de cada produto – como champôs, máscaras ou amaciadores – e o respectivo perfil que oferece informações mais claras e úteis, de modo a promover compras mais conscientes e fundamentadas. Desenhado de acordo com o SPOT (Sustainable Product Optimization Tool), este método de avaliação permite comparar produtos da mesma categoria, através de informação ambiental e social completa acerca do seu impacto.
Esta avaliação tem em conta 14 factores ambientais, tais como: a emissão de gases que contribuem negativamente para o efeito de estufa, o volume de água utilizado ou o impacto na biodiversidade. Além disso, incide sobre todo o ciclo de vida do produto, como, por exemplo, a manufactura, o transporte ou a reciclagem das embalagens.
«Esta iniciativa tem como propósito promover uma beleza sustentável e envolver o consumidor para que seja parte activa neste caminho em benefício do planeta. Trabalhamos diariamente para oferecer ingredientes naturais e sustentáveis, com fórmulas de origem natural em todas as categorias de produtos», conta Aurelie Weinling, directora Internacional Científica & Sustentabilidade.
Em comunicado, adianta ainda que a marca melhorou o desempenho de sustentabilidade das fábricas e reduziu a utilização de plástico virgem nas embalagens, aumentando, assim, o conteúdo reciclado. «Também estamos particularmente focados nas pontuações mais baixas e a trabalhar para as melhorar progressivamente», acrescenta.
De acordo com a marca, o objectivo é que, até 2025, 100% dos novos produtos da Garnier tenha um perfil ambiental melhorado.