David Beckham ganha 33,7 milhões de euros em dividendos do seu império de marcas pessoais
David Beckham ganhou 28 milhões de libras, 33,7 milhões de euros, em dividendos do seu império de marcas pessoais, uma vez que os novos acordos comerciais com marcas como Stella Artois e Boss ajudaram a compensar as perdas no seu estúdio de produção televisiva.
O antigo capitão de Inglaterra vendeu uma participação de 55% nas suas empresas em 2022 à Authentic Brands por 200 milhões de libras, 241 milhões de euros. A empresa norte-americana detém direitos sobre as imagens de Muhammad Ali e Elvis Presley, bem como de marcas como a Reebok e a Hunter, que fabrica galochas.
De acordo com o jornal britânico The Guardian, no penúltimo dia de 2024, as contas da sua empresa holding, DRJB Holdings, revelaram que tinha aprovado £99 milhões de libras, 119 milhões de euros, de pagamentos de dividendos desde que o acordo foi assinado.
Beckham, que se retirou do futebol profissional em 2013, terá tido direito a 33,7 milhões de euros (28 milhões de libras) dos pagamentos.
Isto significa que, nos últimos três anos, os negócios construídos com base na sua fama como futebolista renderam-lhe pelo menos nove vezes mais do que os 30 milhões de euros que o Real Madrid pagou para o tirar do Manchester United, em 2003.
Ele e a sua mulher, Victoria Beckham, que é proprietária de uma marca de moda de sucesso, têm um património estimado em 448 milhões de euros entre si, de acordo com a mais recente lista de ricos do jornal britânico Sunday Times.
As contas da DRJB Holdings mostraram que as vendas aumentaram ligeiramente em 2023 – de 86,8 milhões de euros para 88,3 milhões de euros – desde que Beckham cedeu o controlo à Authentic Brands, mantendo uma participação de 45% na sua empresa detida a 100%, a Footwork Productions.
O lucro antes de impostos de 34,8 milhões de euros não é diretamente comparável com o valor do ano anterior de 15, 6 milhões de euros, que foi afetado por um custo contabilístico único associado à venda de uma participação maioritária à Authentic. Numa base subjacente, o lucro subiu de 30 milhões de euros para pouco menos de 36 milhões de euros.
A DRJB Holdings é composta por três divisões, a maior das quais é a DB Ventures Limited, que alberga a maioria das suas parcerias comerciais com marcas como a Nespresso.
Os lucros na DB Ventures subiram 18% para 36, 3 milhões de euros de acordo com os números divulgados pela empresa, que não identificou a medida de ganhos que estava a usar.
Outra divisão, a Seven Global LLP, contém negócios que não se enquadram na DB Ventures, incluindo parcerias com a Adidas e a Safilo, a empresa que distribui a sua marca DB Eyewear. Os seus lucros caíram de 11,5 milhões de euros para 10,5 milhões de euros.
O restante do negócio é o Studio 99, o estúdio de produção que fez o documentário da Netflix Beckham, que ficou entre os 10 melhores programas do serviço de streaming em todos os 90 países onde foi lançado.
No entanto, enquanto as receitas do Studio 99 subiram para 14,5 milhões de euros, os resultados para o grupo combinado indicaram que a empresa de produção perdeu dinheiro, apesar do sucesso do documentário Beckham e uma série sobre o jogador de snooker Ronnie O’Sullivan.
Os resultados completos do grupo ainda não foram registados na Companies House. O The Guardian contactou um porta-voz de Beckham para obter mais informações sobre as perdas do estúdio, que também faz campanhas de marketing para os seus parceiros de marca.