Dava-lhe jeito um carro voador? Já não tem de esperar muito para poder ter um

Os carros voadores estão cada vez mais perto de saltarem da ficção para a realidade, já que os primeiros testes num veículo que se transforma numa pequena aeronave foram realizados com sucesso na Eslováquia.

O “AirCar” recebeu um certificado oficial de voo pela autoridade eslovaca de transporte depois de completar 70 horas de “rigorosos testes de aviação”, de acordo com a Klein Vision, a empresa por detrás da criação deste “carro-avião”. Citada pela CNN Business, a empresa indica que os testes incluíram mais de 200 descolagens e aterragens e que se revelaram compatíveis com os padrões estabelecidos pela Agência Europeia para a Segurança da Aviação (EASA, na sigla original).

É expectável que dentro de 12 meses o carro híbrido, que voa a uma altitude máxima de 18 mil pés (ou quase 5500 quilómetros) esteja disponível no mercado, embora ainda não sejam conhecidos valores. Em Junho, o “AirCar” completou um voo de 35 minutos entre o aeroporto de Nitra e a capital Bratislava (separados por uma distância de cerca de 88 quilómetros), fazendo um percurso pela cidade depois de aterrar.

Mas há um “senão” neste híbrido: é que para o conduzir será necessário ter licença de piloto. Ainda assim, aqueles envolvidos no processo de criação e concretização do projecto acreditam que o sucesso da fase de testagem reflecte uma «produção em massa de carros voadores muito eficientes», afirma Stefan Klein, o inventor do veículo e o líder da equipa de produção.

Artigos relacionados