Daisy, a “avozinha” feita de inteligência artificial que fala de tricô para enganar burlões

Chama-se “Daisy” e podia ser uma “avozinha” normal… se fosse real. A Virgin Media O2, a empresa de telecomunicações do Reino Unido, criou esta personagem com inteligência artificial que desperdiça o tempo dos burlões ao falar ao telefone durante o máximo de tempo possível.

E empresa que está por detrás do chatbot de IA Daisy revela que a treinou utilizando conteúdos reais de burlas para que “Daisy” seja “indistinguível de uma pessoa real” e possa “enganar os burlões fazendo-os pensar que encontraram um alvo perfeito”.

No site da Virgin Media O2 afirma-se que “a missão desta avozinha IA de última geração é conversar com burlões e perder o máximo de tempo possível com conversas incoerentes, semelhantes às dos humanos, para mantê-los longe de pessoas reais”. O objetivo é combater uma “epidemia de fraude” no Reino Unido e proteger os consumidores reais.

“Criada utilizando uma variedade de tecnologia de IA de ponta e treinada com a ajuda de um dos burlões mais conhecidos do YouTube, Jim Browning, Daisy é uma avozinha de IA realista, completamente indistinguível de uma pessoa real”, descreve a empresa.

“Daisy” funciona 24 horas por dia, a atender chamadas duvidosas, e já deu provas da sua eficácia. De acordo com a Virgin Media O2 já “conseguiu manter vários burlões em chamadas durante 40 minutos”.

O chatbot foi criado no âmbito de uma campanha contínua “Swerve the Scammers” da Virgin Media O2, em resposta a um novoo estudo da O2 que revela que 7 em cada 10 (71%) britânicos gostariam de se defender contra burlões que os tentaram enganar a si ou a familiares.

Enquanto conversa com os burlões, Daisy conta-lhes histórias sinuosas sobre a família, fala sobre tricotar e fornece informações falsas sobre os seus dados bancários.

Artigos relacionados