Da Weasel trocam o palco por ringue de boxe em campanha de prevenção do cancro hereditário

Ainda existe em Portugal pouco conhecimento e informação sobre cancros hereditários, sendo que apenas 20% a 30% dos portadores de alteração genética com risco para desenvolver doença oncológica estão identificados. Agora, a associação Evita lança uma plataforma que pretende combater a lacuna da falta de dados.

De acordo com a Evita, apesar de existirem “micro bases de dados nas instituições que acompanham portadores de alterações genéticas com alto risco para cancro hereditário”, não existe cruzamento de dados, o que dificulta a contabilização do número número total de portadores. É esta a lacuna que a associação se propõe a colmatar com o lançamento da Evita Platform, uma ferramenta digital que visa “apoiar os cidadãos preocupados com o seu risco para cancro, os portadores de alterações genéticas com risco para cancro hereditário e todos os doentes oncológicos”.

Através desta plataforma, os doentes podem ter acesso a consultas de aconselhamento genético, bem como armazenar todo o seu processo clínico, ultrapassando a “barreira da não interoperabilidade dos sistemas hospitalares”. Além de informação personalizada, o portal oferece outras funcionalidades para uma melhor gestão da condição ou da doença, como se fosse um assistente pessoal. Também disponibiliza uma agenda, lembretes e a possibilidade de participar na investigação sobre a doença por consentimento informado.

Segundo Tamara Milagre, presidente da associação Evita, a plataforma «ajuda a orientar as pessoas interessadas na eventual necessidade de realizar um aconselhamento genético – podemos inclusivamente oferecer o mesmo, encurtando dramaticamente o tempo de espera». E oferece ainda apoio psicológico. «O utilizador só precisa de ir à agenda do respectivo profissional de saúde e marcar nas datas disponíveis», explica.

Além do doente, a plataforma destina-se a profissionais de saúde, que aqui encontram um espaço de comunicação com o doente (teleconsultas), e a investigadores, que têm a possibilidade de auscultar os utilizadores que deram o seu consentimento informado.

A plataforma é promovida através de uma campanha que conta com a participação da banda Da Weasel, sob o mote “Descobre o cancro antes de ser cancro”.

Veja aqui o filme:

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