Da sustentabilidade à origem dos alimentos: o que influencia as escolhas dos consumidores
Os portugueses têm cada vez mais preocupações ao nível da sustentabilidade. Os sabores são uma prioridade, mas na medida certa e em combinação com a saúde. Já o consumo “online” enfrenta alguns desafios. Com uma amostragem de mais de 20 mil pessoas em 50 países, a conclusão do “Taste Tomorrow”, da Puratos, dá conta dos aspetos cruciais que influenciam as escolhas dos consumidores.
Ivan Mellado, diretor geral da Puratos Portugal, destaca a importância desta pesquisa : “O relatório “Taste Tomorrow” sublinha a importância de compreender e adaptar-se às tendências emergentes para atender às expectativas dos consumidores, especialmente no que diz respeito à sustentabilidade, origem dos alimentos e bem-estar. A indústria de panificação e pastelaria deve ajustar-se a estas preferências para manter-se relevante e competitiva no mercado. Este estudo reforça o nosso compromisso em fornecer produtos inovadores e de alta qualidade, alinhados com estas tendências, para continuar a satisfazer e exceder as expectativas dos nossos clientes.”
Para apurar os novos padrões de consumo, o estudo contou com tecnologias avançadas e inteligência artificial.
Sustentabilidade
O desenvolvimento sustentável é uma preocupação cada vez maior para os consumidores portugueses:
- 72% dos consumidores em Portugal procuram consumir produtos mais sustentáveis.
- 87% dos portugueses consideram importante que todos os produtos alimentares sejam vendidos em embalagens sustentáveis.
Origem e Produção dos Alimentos
A origem e no processo de fabrico dos alimentos são áreas que conquistaram mais adeptos:
- 75% dos portugueses querem ser informados sobre a origem e o modo de fabrico dos seus alimentos.
- 74% acreditam que alimentos produzidos com ingredientes locais são melhores para o ambiente e 72% considera que alimentos produzidos com ingredientes locais são melhores para a saúde.
Saúde e Bem-estar
A saúde e o bem-estar mantêm-se como fatores determinantes nas escolhas alimentares:
- 76% afirmam que uma alimentação de base vegetal tem um impacto positivo no ambiente e 71% um impacto positivo para a saúde.
- 84% consideram que a melhoria da saúde intestinal tem um efeito positivo no sistema imunitário.
Preferências de Consumo
Os portugueses valorizam uma combinação equilibrada entre sabor e saúde:
- Os consumidores portugueses procuram produtos que não comprometam o sabor tradicional, mas que sejam mais saudáveis.
- 57% mostram interesse crescente por produtos de panificação e pastelaria que incluam vegetais como ingrediente.
Compras Online
O consumo online está em crescimento, contudo enfrenta alguns desafios:
- 12% dos portugueses encomendam refeições online pelo menos uma vez por mês.
- A dúvida sobre a frescura dos produtos e a preferência pelo contacto pessoal nas lojas físicas são os principais obstáculos à compra online.