Da mobilidade à audição: MEO estreia novo projecto de acessibilidade em festivais
Música com Sentido é o novo projecto do MEO, desenvolvido em parceria com a Access Lab. Juntos desenharam um plano de acção que, no terreno, proporcione as melhores condições à recepção de pessoas com diferentes deficiências.
O MEO Marés Vivas será o palco de estreia desta nova abordagem inclusiva, que se estenderá a todos os festivais e iniciativas musicais, assegurando que a acessibilidade e a inclusão chegam a todas as experiências musicais.
A marca de telecomunicações vai ainda apresentar no festival que começa hoje em Vila Nova de Gaia um novo posicionamento da marca estará plasmado num novo logótipo e num spot, desenvolvido pela TTouch.
As medidas de inclusão que serão adoptadas nos eventos de música abrangem três grandes áreas:
- Pessoas com mobilidade condicionada: melhoria das acessibilidades nos recintos – plataformas maiores e mais bem posicionadas; sinalética especifica; mais casas de banho; balcões rebaixados em serviços-chave; stand com disponibilização gratuita de cadeiras de rodas e propulsores eléctricos, entre outros;
- População neuro-divergente: serão criadas salas de pausa e oferecidos kits sensoriais para regulação em contexto de crise; será ainda disponibilizado um guia visual do evento para informar antecipadamente a localização e aspecto visual dos principais locais e serviços no recinto;
- População surda: No primeiro dia do evento – aquele em que a língua portuguesa será a mais ouvida no palco principal, o público com deficiência auditiva terá a disposição uma zona com coletes vibratórios e interpretes de língua gestual portuguesa.
«Há já bastante tempo que vimos investindo em medidas como os coletes vibratórios, em parceria com a MEO Arena, por exemplo. Em 2023, vimos o MEO Kalorama ser distinguido com o selo Festival Acessível, atribuído pelo Turismo de Portugal e Instituto Nacional de Reabilitação. Agora trata-se de dar um passo em frente neste nosso compromisso com os clientes e com a comunidade em geral, alargando o universo de eventos em que isto acontece, com um plano global e estruturado nesta área», diz, em comunicado, Luíza Galindo, directora de Marca e Comunicação do MEO.
Ver esta publicação no Instagram