Da comunicação à criatividade. Estas são as competências mais úteis na hora de mudar de emprego
O mundo do trabalho é feito muito mais do que apenas de competências técnicas. Um designer tem de dominar ferramentas relacionadas com edição de imagem e um técnico de IT a linguagem de código. Contudo, existem outras competências que são indispensáveis para o sucesso em qualquer área ou profissão e são conhecidas como “Transferable Skills”, ou “Competências Transferíveis”.
«A importância destas competências vai muito além do óbvio», refere, em comunicado, Vanda Brito, directora de Recursos Humanos da consultora Kelly. «Estas competências podem ditar, em momentos cruciais de decisão, o avanço ou estagnação da carreira, como por exemplo nos momentos em que procuramos progredir profissionalmente. É aqui que entram as competências transferíveis, porque formam uma base sólida que nos permitem ser funcionais enquanto aprendemos as novas competências técnicas, específicas da profissão, exigidas para a nova função.»
Desta forma, as competências transferíveis a ter em conta são as seguintes:
– Boa comunicação: Não basta saber falar. É igualmente importante saber ouvir e escrever. O domínio destes três pilares comunicativos é de extrema importância para uma comunicação prática, ágil e eficaz com colegas, supervisores e/ou clientes;
– Pensamento crítico: Nem todos os problemas têm a mesma solução. É por isso que a capacidade analítica e crítica é vital para que cada desafio seja compreendido de forma minuciosa e para que a solução seja o mais responsiva possível;
– Criatividade: As grandes ideias ficam na história precisamente pelo seu grau de inovação. A criatividade pode ser demonstrada de diversas formas e em diferentes planos do trabalho (independentemente da área) e é vista como um dos traços mais importantes nos colaboradores e líderes, sendo muitas vezes o factor diferenciador em vários momentos de decisão;
– Trabalho de equipa: São já raras as tarefas atribuídas a uma só pessoa. Aos dias de hoje, trabalhar em equipa e apresentar-se como um elemento valioso para projectos colaborativos é um requisito indispensável a qualquer profissional;
– Multitasking: A noção de multitasking é regularmente entendida como a capacidade de fazer várias coisas ao mesmo tempo, mas não é isso que se pretende. Esta competência corresponde, sim, à capacidade de saber priorizar tarefas, bem como organizar e gerir eficazmente o tempo útil de trabalho. Ao ritmo alucinante a que muitas vezes se trabalha, esta habilidade assume particular importância;
– Liderança: Envolve a capacidade de usar todas as competências anteriores para inspirar e motivar pessoas a melhorar o seu desempenho e a sua produtividade;
– Conhecimentos tecnológicos: São já raros os sectores que não recorrem, de uma ou outra forma, à tecnologia. É, por isso, bastante importante estar a par dos mais recentes desenvolvimentos tecnológicos produzidos para o mundo laboral, sejam eles aplicações, ferramentas de trabalho ou simples conhecimento da linguagem tecnológica moderna.