Da blockchain ao talento. Estes são os maiores desafios das seguradoras
O estudo “Indústria Seguradora: What’s Next?”, da Xpand IT, revela que transformação digital, cibersegurança, blockchain e talento serão os principais desafios para a indústria seguradora. De acordo com o relatório, as companhias precisam de modernizar operações e reavaliar sistemas, construindo uma infra-estrutura digital robusta e ágil e sem perder de vista a segurança cibernética
A Xpand IT conclui que as seguradoras “necessitam de reforçar ainda mais a aposta no digital para crescer e ser mais resilientes no futuro”, ao mesmo tempo que criam novos produtos e serviços em linha com as novas necessidades dos consumidores no pós-pandemia. Também será necessário desenvolver novos modelos de customer engagement e uma experiência envolvente.
“As seguradoras devem, por isso, construir uma experiência digital e física convincente, num contexto em que os agentes vão desempenhar um papel chave na jornada do consumidor, através de consultoria e aconselhamento”, aponta a consultora.
Quanto às principais tendências, destacam-se áreas como a personalização, sustentabilidade, inteligência artificial e automação. Isto porque a maioria dos consumidores espera experiências sem atritos em múltiplos canais e adaptadas às suas necessidades. As seguradoras deverão ambicionar ser relevantes.
Segundo Sérgio Viana, partner & Digital Xperience lead da Xpand IT, «a indústria seguradora foi particularmente impactada pela pandemia, mas o seu futuro é promissor». O responsável afirma, em comunicado, que «as seguradoras que reavaliarem os seus modelos de negócio e aproveitarem as suas capacidades digitais para construir experiências mais relevantes e genuínas para os clientes irão prosperar no futuro».