Da amamentação à bandeira transgénero. Conheça os novos emojis

A mais recente actualização ao dicionário universal de emojis inclui 62 novos símbolos e 55 variações, nomeadamente ao nível de tons de pele e géneros. Aprovada pela Unicode – o consórcio internacional responsável pelo tema –, a versão Emoji 13.0 chegará aos smartphones ao longo deste ano.

Os utilizadores que descarregarem o Android 11, cujo lançamento está marcado para breve, terão acesso imediato aos novos emojis, indica a Google.

Recorde-se que qualquer pessoa pode enviar uma proposta de emoji ao Unicode, cabendo depois ao consórcio escolher as ideias que merecem ser tornadas realidade. De seguida, empresas como a Google dão vida às propostas e criam emojis para os seus próprios sistemas operativos.

Em comunicado, a Google revela que propôs cinco novos designs, nomeadamente novas variantes de género, incluindo “pessoa com véu”, “pessoa com smoking” e “pessoa que alimenta o bebé com biberão”. Até agora, existia apenas o emoji da “amamentação”, mas a tecnológica quer tornar mais inclusivo o acto de alimentar uma criança.

A Google propôs ainda dois emojis que pretendem ajudar a expressa empatia: “duas pessoas a abraçarem-se” e “um rosto levemente sorridente com uma lágrima”. Este último é apresentado por Jennifer Daniel, Google’s Design director para o Android Emoji Program, como «uma metáfora visual que expressa apreço e alívio simultaneamente».

Por fim, a tecnológica sugeriu, em parceria com a Microsoft, um emoji da bandeira transgénero. Tea Uglow, co-autora da proposta, explica que «todos os grupos que não estão representados entendem a importância da visibilidade em qualquer lado – no ecrã, nos filmes, nas revistas ou mesmo no nosso idioma».

À parte das propostas da Google, a lista de novos emojis inclui uma alternativa ao Pai Natal e à Mãe Natal – olá, “Mx. Claus” –, animais como mamute, gato preto, castor ou urso polar, pimento verde, fondue e azeitona, entre outros produtos alimentares. Há espaço também para uma agulha e uma linha, moscas, chinelos, escovas de dentes, espelhos, ratoeiras, pulmões ou escadas.

Ler Mais
Artigos relacionados
Comentários
A carregar...

Multipublicações

Human Resources
Automonitor
Nissan LEAF em modo drift