Da Adidas a Taylor Swift: Estes são os grandes destaques de marketing nas redes sociais em 2024

Em 2024, as marcas mantiveram-se ativas e criativas nas redes sociais, aproveitando memes e tendências para cativar o público. Desde campanhas marcantes a algumas controvérsias, este ano foi uma montra de inovação e lições para o futuro do marketing digital. Mas no que toca ao TikTok, a história é outra.

Segundo dá conta a Ad Age, esta rede sociais parece ter transcendido para um universo de marketing autónomo, com uma forma própria de “trending”.

Mas o que verdadeiramente se destacou? Por um lado, a cultura pop foi marca inegável nas campanhas dos últimos 12 meses. A colaboração da Adidas com a Fortnite para lançar fatos de treino digitais foi um sucesso, com milhões de visualizações. Beyoncé também marcou o ano com o álbum Cowboy Carter, inspirando marcas como Levi’s a investirem no estilo Western – ou seja, um estilo a lembrar o Velho Oeste em que as botas cowboy são indispensáveis -, culminando numa campanha icónica com um remake do famoso anúncio da lavandaria da Levi’s. O vídeo teve 17 milhões de visualizações no YouTube e quase 95 mil gostos no Instagram..

No campo das reinvenções e controvérsias, destaca-se a Bud Light que, após o boicote em 2023, apostou no humor com o comediante Shane Gillis para reconquistar o público. Já a Heinz parece ter dados um tiro no pé ao lançar uma campanha bastante criticada pela imagem ter sido considerada culturalmente insensível.

Celebridades como Jeremy Allen White, estrela de The Bear, e Kendrick Lamar dominaram as conversas digitais. White protagonizou uma campanha sensual para a Calvin Klein, Lamar destacou-se em novembro com o seu álbum GNX e uma letra inesperada sobre “mostarda” que captou especialmente a atenção das marcas. A letra foi o suficiente para marcas como McDonald’s e Heinz declararem aliança com o condimento.

Depois temos a Google que transformou Beetlejuice Bob numa estrela, promovendo funcionalidades de IA e colaborando com Roblox para ligar o virtual ao mundo real. O rebranding da Mixloshe para Smashd, liderado por uma fictícia estagiária Nicole Wingard nas redes sociais, tornou-se viral, provando o poder de uma boa história.

Kai Cenat também teve um ano de ouro, desde colaborações com a Nike a um maratona recorde de subscrições no Twitch, que atraiu celebridades como Snoop Dogg.

E não podia faltarTaylor Swift. A cantora continuou a dominar as redes sociais, especialmente durante o Super Bowl, onde as marcas aproveitaram a sua relação com Travis Kelce para gerar burburinho em torno das marcas.

Também são de destacar “Deadpool & Wolverine”. A irreverente personagem de banda desenhada, interpretada por Ryan Reynolds, protagonizou anúncios com marcas como Heineken, Heinz, Old Spice e DiGiorno. Um dos momentos de destaque foi a criação de comandos de Xbox personalizados e com um toque humorístico.

De humor irreverente a campanhas envolventes, as redes sociais mostraram ser um campo fértil para marcas que sabem como contar histórias e criar ligações. E o próximo ano? Certamente trará novos desafios e oportunidades.

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