CVR Tejo altera denominação de origem
A CVR Tejo – Comissão Vitivinícola Regional do Tejo – alterou a denominação de origem dos vinhos da região com o objectivo de reforçar e uniformizar a identidade da marca, numa transformação que vem complementar a mudança iniciada com a designação da indicação geográfica, de Ribatejo para Tejo.
A sustentar a alteração da denominação de origem, que passa de DOC “Ribatejo” para DO “DoTejo”, está o facto da área geográfica correspondente à tradicional denominação “Ribatejo” se encontrar fortemente conotada com o rio Tejo.
«Os nomes de rios são referências naturais que funcionam bem para designar regiões e em particular regiões produtoras de vinhos, o que justifica a opção de explorar o enorme potencial imagético do nome Tejo, que tem uma grande riqueza associativa, como forma de ancorar a marca», refere José Pinto Gaspar, Presidente da CVR Tejo.
Recorde-se que a decisão de renovar a imagem institucional dos Vinhos da Região remonta ao início do mandato da actual direcção da CVR Tejo, que em finais de 2007, em conjunto com os principais Agentes Económicos da Região, suportou a opção num estudo de mercado realizado por uma empresa da especialidade, que concluiu pela maior notoriedade do nome ‘Tejo’.
De acordo com José Pinto Gaspar, a qualidade dos Vinhos da Região sofreu uma enorme evolução na última década, existindo agora a necessidade de comunicar esses progressos.
«Hoje, seguros que estamos da qualidade dos novos Vinhos do Tejo, o desafio que sentimos passa por uma comunicação eficaz dos seus novos valores, o que justifica a forte aposta que estamos a realizar na promoção e divulgação da sua renovada imagem, quer no mercado nacional como nos mercados externos», reforça o Presidente da CVR Tejo.