Cursos online live: o que já aprendeu hoje?

Por Marco Gouveia, consultor e formador de Marketing Digital, head of Digital Marketing no Pestana Hotel Group e Google Regional trainer

Presumo que, nestas últimas semanas, se tenha sentido tentado a despender, como a maior parte de nós, mais tempo nas famigeradas plataformas de redes sociais ou, pelo menos, na Internet. Se sim, certamente terá reparado que estas têm sido inundadas de publicações com sugestões de entretenimento para estes tempos atípicos de pandemia e consequente isolamento.

Importa mantermo-nos activos, com rotinas mais ou menos iguais, dentro do possível, dizem os especialistas. Mas e se aproveitássemos este tempo adicional de que agora dispomos para aprender? A formação e as oportunidades de aprimorar ou adquirir conhecimentos e competências que lhe interessam ou de que necessita não ficaram do outro lado da porta; estão, sim, mais acessíveis do que nunca: falo-lhe dos cursos online, particularmente os live, representativos de todo um mundo de oportunidades de que poderá usufruir para optimizar ao máximo o período passado em casa.

Como o nome evidencia, os cursos online consistem numa modalidade de aprendizagem à distância, através de plataformas online, acerca de um dado tópico. Este regime de ensino já existe há bastante tempo e é amplamente baseado na disponibilização de ficheiros de formato vídeo previamente gravados, com a cobertura dos tópicos próprios do curso em questão, em plataformas destinadas a este propósito, sendo isso, por norma, complementado com fóruns de discussão para exposição de dúvidas, entre outras opções variáveis entre plataformas.

O que verificamos, actualmente, é uma nova tendência aplicada a estes cursos: o live streaming. O ensino online “em directo” reúne as vantagens dos cursos online regulares (como a praticidade, por exemplo), mas com benefícios adicionais. Para começar, a maior interactividade que os caracteriza. Ter o seu formador ou professor do outro lado ao mesmo tempo permite-lhe colocar questões e obter resposta às mesmas mais rapidamente.

De facto, noto, nos cursos que tenho agora feito neste formato, que os alunos mais tímidos, nomeadamente, têm aqui uma oportunidade fantástica para exporem as suas dúvidas e interagirem entre si, através de chats onde as suas mensagens, ficheiros e ecrãs partilhados passam para quem está do outro lado do ecrã quase instantaneamente. Esta liberdade de participação sem grandes constrangimentos é uma das maiores vantagens da aprendizagem em live.

Tratar-se de um tipo de curso que visa a simultaneidade da experiência para formador ou professor e alunos permite, também – e contrariamente ao que é comum nos restantes cursos online (e ainda que com menor facilidade do que acontece em cursos presenciais) – que o formador ou professor adapte, no momento, o método de ensino, a velocidade ou o próprio programa às necessidades e reacções percepcionadas em quem está a aprender. O ensino torna-se, assim, mais flexível, em prol do que os alunos necessitam.

Outro ponto que não posso deixar de mencionar – ainda para mais, agora, quando a preocupação com a economia mundial aumenta diariamente, dado o panorama actual e a enorme incerteza quanto ao futuro – é a maior acessibilidade destes cursos ao nível dos custos. Muitos dos cursos disponíveis online em formato live distinguem-se por um custo muito mais reduzido do que o que um curso presencial teria. Frequentemente, nos cursos de marketing digital que tenho estado a leccionar em live e agora tornei disponíveis, dada a situação actual, sou surpreendido com questões de enorme pertinência que não pensei em colocar, antecipadamente, no programa dos meus cursos e que se revela ser do interesse da maioria, o que é benéfico tanto para mim, pois assim consigo aprimorar a base temática dos módulos ensinados, como para os alunos, que vêem as suas necessidades a serem respondidas da melhor forma possível.

Por fim, e a título comparativo com o que diz respeito aos cursos online, existe um mais profundo sentido de compromisso quando o ensino é feito em live streaming. O que ocorre frequentemente com os cursos online, per se, é um arrastamento por tempo indeterminado que, muitas vezes, culmina numa desistência, precisamente porque a flexibilidade que o ensino nesse formato possibilita não estimula um sentimento de urgência e comprometimento que leve o aluno ou formando a ser rigoroso e assíduo.

Com os cursos live, as aulas são agendadas para momentos específicos e com toda uma comunidade que o fará sentir acompanhado, factores importantes para o motivar a comparecer e participar.

O momento é desafiante, mas os cursos online live são uma lufada de ar fresco agora apresentada a muitas pessoas que deles poderão beneficiar imenso. Aceder à educação nunca foi tão cómodo: em tempo real, com uma comunidade do outro lado e ao mesmo tempo, tudo fica mais fácil. Façamos por acabar esta fase mais cultos, instruídos e preparados para os desafios que nos surgirão no futuro. Pesquise sobre os temas que lhe interessam e nada tema: investir na sua educação vale sempre a pena.

Ler Mais
pub


Artigos relacionados
Comentários
A carregar...