Curiosidade, imaginação e confiança: o que vai marcar o TikTok em 2024?

O ano de 2023 no TikTok ficou marcado por life hacks, músicas nostálgicas que e pequenos negócios prósperos. Para 2024, a plataforma prevê que a comunidade irá adoptar uma mentalidade transformadora: a Creative Bravery.

De acordo com o Relatório de Tendências TikTok What’s Next 2024, as marcas que demonstrarem Creative Bravery no TikTok construirão ligações mais profundas com a comunidade e as que alcançarão mais sucesso serão aquelas que regularmente despertarem a curiosidade global, subvertendo as narrativas tradicionais e aprofundarem a confiança com as suas audiências.

«O ano de 2023 viu a nossa comunidade TikTok, com mais de mil milhões de pessoas, a recorrer regularmente à nossa plataforma em busca de comunidade, surpresa e encanto. Numa época em que as histórias se tornaram previsíveis, o TikTok destacou-se ao mostrar criatividade sem um início, meio ou fim típico. Em 2024, vamos assistir à comunidade TikTok desenvolver-se de formas que nunca vimos antes. Impulsionada por uma mistura de curiosidade, imaginação, vulnerabilidade e coragem – a creative bravery será incorporada no nosso quotidiano», diz, em comunicado, Sofia Hernandez, global head of Business Marketing do TikTok.

A análise destaca três grandes categorias de tendências: Curiosidade aguçada, Narração de histórias e Construção de confiança.

Curiosidade Aguçada

As pessoas entram no TikTok à procura de muito mais do que apenas uma única “resposta certa”. Cada curiosidade e interesse leva a perspectivas relevantes, descobertas inexploradas e acções na vida real, graças a uma combinação de descoberta e uma mentalidade activa. Na verdade, os utilizadores do TikTok têm 1,8 vezes mais probabilidade de concordar que o TikTok os introduz a novos temas de que nem sabiam que gostavam, realça o estudo.

Narração de histórias

Os finais das histórias estão a começar antes do início. Vários enredos podem desenrolar-se ao mesmo tempo. Comunidades estão a inventar celebridades e narrativas fictícias. Num cenário que muitas vezes parece uma realidade avassaladora, os utilizadores do TikTok abraçaram uma comunidade partilhada conhecida como #delulu ou conforto delirante. Enraizado na cultura de fãs, #delulu é uma mistura de fantasia e manifestação – adoptando uma persona de “fake-it-til-you-make-it” para o público se envolver, fantasiando sobre as suas esperanças, sonhos ou realidades delirantes autodefinidas.

Desde conteúdo co-criado até “manter a autenticidade com #delulu”, no TikTok, a mudança para que todos possam ter uma voz desencadeou a criatividade para todos.

Construção de Confiança

Observa-se uma crescente falta de confiança entre os consumidores e as marcas, impulsionando o público a procurar envolvimento para lá de uma venda única. Procura-se que as marcas liderem uma mudança social positiva e transparente. Estabelecer uma confiança clara na marca e valores tornou-se indispensável. No TikTok, as marcas têm um canal aberto de comunicação com os seus consumidores e comunidade.

Para as marcas, é fundamental considerar cada campanha e conteúdo orgânico como uma oportunidade para partilhar, ouvir e aprender, construindo confiança e valores de marca para gerar uma lealdade mais profunda dentro e fora da plataforma. Após visualizarem um anúncio no TikTok, os espectadores confiam 41% mais na marca, são 31% mais propensos a serem leais à mesma e têm 33% mais probabilidade de considerarem que a marca se ajusta à sua identidade pessoal (em comparação com antes de verem anúncios no TikTok). Isto está a impulsionar acções no mundo real, assim como na plataforma.

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