Cunha Vaz & Associados e McCann Portugal assinam parceria estratégica
A consultora de comunicação Cunha Vaz & Associados e a agência de publicidade McCann Portugal formalizaram hoje uma parceria estratégica que permitirá às duas empresas unirem-se na criação de uma oferta integrada de serviços. Na prática, a aliança traduzir-se-à na partilha de clientes e projectos, bem com na apresentação de propostas conjuntas, quer no mercado nacional quer internacional.
A Cunha Vaz & Associados e a McCann Portugal tinham vindo a trabalhar juntas em determinados projectos, mas só agora decidiram formalizar a parceria. «Temos vindo a fazer projectos que nascem numa ou noutra empresa, mas achámos que era melhor formatar isto de uma forma mais permanente. Agora, vamos sobretudo fazer apresentações conjuntas aos clientes», explicou esta manhã António Cunha Vaz, CEO da Cunha Vaz & Associados, numa apresentação aos jornalistas que decorreu em Lisboa. O responsável esclareceu ainda que «nunca esteve em cima da mesa uma fusão ou troca de participações.»
Ao contrário do que acontece noutros mercados, o Grupo IPG, que detém a McCann, não tem em Portugal nenhuma agência de PR. Luís Pereira Santos, CEO da McCann Portugal, sublinha que esta é uma parceria que visa responder às necessidades dos clientes, que «requerem uma oferta integral de serviços e valências». O objectivo passa por «garantir uma unicidade das propostas e uma eficiência de gestão», reiterou.
As duas empresas já apresentaram inclusive uma proposta conjunta num concurso que está a decorrer neste momento em Portugal, mas que se escusaram a revelar.
Contudo, o objectivo passa também por reforçar a capacidade competitiva de ambas no mercado internacional. Os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, que decorrerão no próximo ano, poderão vir a ser o primeiro projecto internacional partilhado entre as duas agências, uma vez que a Cunha Vaz & Associados está já posicionada entre as cinco finalistas para promover o evento no mercado europeu.
Estar presente no Mundial de Futebol de 2018, que irá decorrer na Rússia, é outro dos objectivos da consultora de media, que poderá vir a ser facilitado através desta parceria com a McCann Portugal. De acordo com António Cunha Vaz, já houve uma abordagem inicial da empresa junto da FIFA (entidade que organiza a competição), mas não foi entregue ainda nenhuma proposta concreta. «Há 10 inaugurações de estádios onde nós poderemos estar presentes e a McCann pode ser uma ajuda, porque tem inclusive uma equipa na Rússia», explicou o gestor. «Da mesma, a McCann poderá fazer um trabalho grande em Angola ou Moçambique se for com a Cunha Vaz», acrescentou.
Texto de Daniel Almeida