Cuca Roseta convida o chef José Avillez para beber um café
Assumindo-se como amante e defensora da cultura portuguesa, a fadista Cuca Roseta associou-se ao café Kaffa num projecto que pretende confirmar junto do consumidor a portugalidade associada à marca.
A parceria, totalmente concretizada em ambiente digital, materializa-se na produção do podcast “Kaffa com Alma” onde, em seis episódios, Cuca Roseta assume o papel de anfitriã e convida alguns amigos para uma conversa. Acompanhados de um Kaffa, Cuca Roseta e os seus convidados, vão partilhar experiências, revelar momentos inspiradores e entregar, a uma entidade previamente seleccionada por cada convidado, um donativo Kaffa.
O primeiro episódio será exibido no dia 25 de Abril e conta com a presença do chef José Avillez como convidado.
Acompanhe a conversa sobre esta parceria com Beatriz Reis, Brand & Trade Marketing manager da Kaffa Cafés.
Quais os motivos que estiveram na base da decisão da Kaffa criar uma parceria para um podcast? Porquê agora?
A Kaffa tem no seu ADN uma identidade assumidamente assente nos valores, hábitos e tradições portuguesas. Contamos com mais de 60 anos de actividade no mercado de café e somos, orgulhosamente, uma das marcas de maior sucesso e longevidade na produção de café em Portugal.
O café é um hábito característico da cultura portuguesa e normalmente é consumido em momentos de convívio. Com este podcast pretendemos não só homenagear estes momentos de partilha tão apreciados pelos portugueses como também revelar um lado mais intimista de algumas figuras públicas que, reconhecidas pelo grande público pelo seu percurso, pessoal e profissional, também elas são uma inspiração e um orgulho para todos os portugueses.
Com esta iniciativa, que pretende confirmar a portugalidade da marca, quisemos associarmo-nos a uma fadista uma vez que o fado é dos símbolos mais representativos da identidade nacional. O formato estava encontrado e, de facto, o podcast com a Cuca Roseta permite-nos, de uma forma muito imediata, criar experiências e gerar envolvência com os consumidores o que confirma o que desde sempre dissemos “Kaffa – a cápsula de café portuguesa”.
A decisão de avançar agora prende-se única e exclusivamente com a maturidade do conceito associado à marca. O packaging e todo o conceito comunicacional que transmite a portugalidade da Kaffa está testado e consolidado e, agora, é o momento de amplificar o conhecimento da marca junto de públicos mais vastos e alargados.
Esta parceria marca uma nova era na comunicação da marca?
Esta parceria está, de facto, a marcar uma nova era na comunicação da marca uma vez que queremos cada vez mais aumentar o envolvimento e aproximação com os nossos clientes. Queremos confirmar a nossa relevância no mercado e amplificar o conhecimento da marca a um conjunto de novos consumidores. Estamos a modernizar a nossa comunicação e, pela primeira vez, associamo-nos a uma figura pública e privilegiamos a comunicação em ambiente digital porque entendemos que, no cenário que vivemos actualmente, esta é a estratégia mais acertada para potenciar o conhecimento da marca.
Até ao final do ano vamos desenvolver, inúmeras iniciativas em ambiente digital não só com a Cuca Roseta mas também com outros micro influenciadores digitais.
Porquê a escolha da Cuca Roseta?
A Cuca Roseta é uma figura que nos encanta e que personifica na perfeição a “alma” da Kaffa.
Nada melhor do que nos associarmos a uma fadista com paixão por tudo o que é português, com uma imagem irreverente e moderna para acentuar ainda mais a portugalidade da nossa marca.
Esta parceria só faz sentido se nos associarmos a uma pessoa cuja transparência, emotividade e percurso (pessoal e profissional) faça match com a Kaffa e, de facto, a Cuca Roseta tem uma atitude que está em total sintonia com os valores que defendemos. Por este motivo, pretendemos criar uma relação duradoura de forma a também criar uma maior consistência e recordação junto do público.
Quais os valores que a marca partilha com a Cuca?
A Cuca Roseta incorpora em si e em tudo o que faz, a verdadeira alma portuguesa. É uma figura jovem, moderna e tal como nós na Kaffa, “veste a bandeira nacional”. A sua paixão por Portugal e por tudo o que é português foi um factor decisivo na nossa escolha e não podíamos estar mais satisfeitos com esta associação.
Esta parceria é válida apenas para os seis episódios ou está já acordado para edições futuras?
A relação que criámos com a Cuca Roseta com esta iniciativa de endorsement é de grande empatia, uma vez que a Cuca é extremamente simpática, disponível e acessível. Neste momento que antecede o lançamento do projecto “Kaffa com Alma”, posso afirmar que estamos muito motivados para o trabalho conjunto e disponíveis para avaliar a possibilidade de realizar futuras edições e outros projectos que possam surgir em paralelo.
De que outras formas será visível esta parceira?
Para além do podcast, a Kaffa assume o patrocínio de todos os concertos da Cuca Roseta em 2022: vamos estar presentes nos meios de divulgação da tour 2022 e disponibilizar produto no backstage. Estamos também de mãos dadas com a Cuca Roseta em todos os eventos e programas televisivos que a mesma realize durante o presente ano.
Por último estamos a trabalhar com a Cuca ao nível de marketing de influência. A estratégia de comunicação digital criada engloba o envolvimento da Cuca Roseta com a marca até ao final do ano estando prevista a publicação de vários conteúdos, nas suas redes sociais (Instagram e Facebook) que potenciam momentos de consumo e destacam os vários blends Kaffa. É de salientar que os blends com especial destaque têm sido os blends de eleição da Cuca: “Fado” e “Andorinha”.
Qual o peso desta parceria no orçamento de Marketing da marca para este ano? Esse orçamento foi aumentado para fazer face a este investimento ou foi “roubar” verbas a outras áreas?
A marca está a apostar fortemente no crescimento da sua notoriedade junto do público, pelo que se definiu um budget global para a estratégia de marketing, do qual a percentagem alocada à estratégia de comunicação tem um especial peso que foi ponderado e definido como um investimento a médio prazo.
Quais os objectivos que a Kaffa pretende atingir com esta parceria?
A Kaffa, marca de café 100% portuguesa, pretende diferenciar-se pela sua genuinidade, modernidade, inovação, como também, pela relação próxima e pelo forte envolvimento que estabelece com os seus clientes, proporcionando-lhes experiências enriquecedoras que lhes tragam benefícios como a possibilidade de poderem assistir a um concerto da Cuca Roseta.
Os objectivos da marca passam por aumentar a sua notoriedade conseguindo atingir públicos mais vastos, melhorar a percepção da imagem da marca, bem como aumentar a sua associação ao conceito da portugalidade. Para além disso, a Kaffa quer que as pessoas a reconheçam como uma marca socialmente consciente uma vez que tem uma componente social muito forte instituída na empresa e quer dar-lhe continuidade através deste podcast.
De que maneira vai a marca comunicar o podcast?
A iniciativa vai privilegiar o ambiente digital e toda a divulgação será feita com recurso às redes sociais da Kaffa e da Cuca Roseta.
Os seis episódios do podcast “Kaffa com Alma” serão exibidos até ao final do ano – em datas históricas e marcantes da vida portuguesa, a anunciar oportunamente no canal de Youtube da Kaffa, restantes redes sociais da marca (Instagram, Facebook e Linkedin) e nas redes sociais da Cuca Roseta (Instagram e Facebook).
Antecipando a estreia de cada episódio, iremos divulgar dois vídeos teaser nas redes sociais, cujo objectivo é que despertem o interesse e curiosidade para os conteúdos de cada episódio e respectivos convidados. Acompanhando a estreia de cada episódio, a Kaffa vai ainda criar campanhas promocionais e/ou passatempos específicos que também serão divulgados oportunamente em ambiente digital.
A parceria vai ainda ter eco junto de organizações que vamos apoiar no âmbito do podcast: em cada episódio, o convidado de Cuca Roseta vai escolher uma organização para apoiar e a Kaffa vai doar bens alimentares e/ou equipamentos às organizações seleccionadas pelos convidados.
Texto de Maria João Lima