CTT: «Só através de uma postura responsável e íntegra se consegue conquistar a confiança»

Se é verdade que incerteza tem sido palavra de ordem nas notícias e conversas, também é verdade que resiliência demonstrou ser uma das principais características das empresas e das marcas que nelas vivem. Para perceber melhor o que está a ser feito em Portugal para lidar com a pandemia de COVID-19, a Marketeer quis ouvir quem está à frente de algumas das maiores organizações do País – de áreas como Turismo, Telecomunicações, Farmacêutica, Moda, Restauração, Tecnologia ou Seguros.

A todos foi colocada a mesma questão: o Mundo mudou e as marcas também vão ter de alterar a forma como comunicam e constroem relações de confiança. Que trabalho está a ser feito neste sentido?

João Bento, presidente executivo dos CTT

Os CTT estão num processo de constante modernização e adaptação às novas realidades do negócio postal e a um novo paradigma de mercado, cada vez mais global, integrado e com clientes mais exigentes. Ainda antes desta pandemia e cientes desta nova realidade, os CTT consideraram que era o momento de avançar com um novo posicionamento, não só de negócio, mas também de marca: a nossa entrega é total. Este movimento foi muito mais de que um novo posicionamento de marca, simbolizou a nova fase da empresa que, no ano em que se celebram 500 anos de correio, dá passos marcantes de preparação para os desafios do presente e do futuro.

Passamos de um operador postal a um operador total, ligando pessoas e empresas, do correio ao digital, da carta à encomenda, das soluções empresariais às particulares, com uma oferta segmentada e um portefólio alargado de produtos e serviços.

Assim, a nova arquitectura de marca reflecte este posicionamento de negócio. O cavalo não desaparece: mantemos este símbolo, a nossa herança histórica, em toda a comunicação institucional e produtos filatélicos. Temos orgulho em ser os transportadores da mensagem, em fazer chegar a comunicação, em fazer parte da História. Mas queremos deixar claro que somos mais do que correio e, na comunicação de produtos e serviços, assumimo-nos como CTT, com uma nova paleta de cores vibrantes e reforçando os nossos valores: o Compromisso, a Proximidade, a Simplicidade e a Modernidade.

Com a chegada desta pandemia, a marca CTT reinventou-se sobretudo na forma de comunicar com os seus colaboradores. Entre as diversas medidas implementadas ao longo dos últimos meses, os CTT criaram uma marca de comunicação interna, com uma linguagem mais próxima e direta, apelativa e também de provocação no sentido positivo. Em 24 horas os CTT montaram uma linha de apoio para trabalhadores e chefias dos CTT e, em três semanas, um meio de comunicação através do contacto telefónico com todos os colaboradores, através do qual os CTT fazem comunicações diárias.

Os CTT são uma das marcas mais emblemáticas de Portugal, com um vasto património que tem vindo a acompanhar a evolução dos tempos e assim continuaremos. Acreditamos que só através de uma postura responsável e íntegra se consegue conquistar a confiança de clientes e parceiros. Tudo para continuar a ser uma marca de confiança e uma empresa de valores sólidos. Sendo reconhecidos internacionalmente pela qualidade de serviço e pelo carácter inovador, os CTT são uma marca que merece a confiança dos portugueses e que tem sido distinguida com diversos prémios.

Continuaremos totalmente empenhados em prestar todos os tipos de serviços postais e de logística com excelência, tornando a nossa presença e actividades cada vez mais sustentáveis e mais adequadas às necessidades da população. Continuaremos a reforçar a proximidade dos CTT com a população, posicionando os CTT como um operador de logística abrangente que responde às necessidades dos clientes, mantendo o reconhecimento e a confiança de nossos stakeholders e liderando o desenvolvimento do e-commerce em Portugal, no ano em que celebraremos 500 anos de correio.

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