CRO: A solução para menos achismos e mais resultados

Por Beatriz Tavares, CRO & Digital Analytics na NOS SGPS

Nos dias de hoje, conceitos como “Data-Driven” ou “User-centric” são considerados como pilares fundamentais nas estratégias empresariais. No entanto, estes conceitos são verdadeiramente aplicados ou, muitas vezes, a intuição pessoal ou os chamados “achismos” predominam?

Na estratégia digital, é aqui que o CRO (Conversion Rate Optimization) faz toda a diferença.

Afinal, o que é CRO? A sigla significa “Optimização da Taxa de Conversão”, uma metodologia destinada a alavancar as jornadas de compra online de um negócio, procurando aumentar a percentagem dos utilizadores realizarem certas ações específicas num website. Num cenário (quase) perfeito, CRO nasce numa abordagem de “testar, aprender e implementar”, privilegiando a experiência do utilizador, aumentando o engagement e levando a uma melhor taxa de conversão final.

Mas como podemos materializar uma estratégia de CRO? Destaco 4 passos importantes:

  • Definir objectivos claros: Assim como em qualquer estratégia, a definição de objectivos é fundamental. Seja para aumentar as vendas digitais, gerar novas leads ou melhorar o tráfego do website, cada objectivo deve ser mensurável e alinhado com a estratégia global do negócio. Por exemplo, um objectivo claro poderá ser “aumentar a taxa de conversão em 10% até o final do trimestre”.
  • Conhecer a nossa audiência: Aprofundar quem são os visitantes do website é o primeiro ponto de partida. As plataformas de análise web (como o Google ou Adobe Analytics) permitem 3 tipos de relatórios essenciais: Análises da audiência, comportamento e conversão no website.É importante conhecer as jornadas digitais dos nossos utilizadores. Ferramentas de visualização como Microsoft Clarity, Hotjar e Mouseflow, permitem observar gravações de sessões e identificar padrões de comportamento, como áreas com mais cliques ou scroll. Algo que também é crucial e, por vezes, passa despercebido, é obter feedback da equipa comercial, que lida directamente com os potenciais clientes.
  • Criar um plano de CRO: Após uma análise da nossa audiência, é altura de priorizar aquilo que queremos testar. Normalmente, recomendo priorizar as páginas-chave do website ou as várias páginas que estão no processo de conversão. Devemos desenvolver um plano de CRO com uma lista de hipóteses a serem testadas e os KPIs adequados. Partilho um exemplo de uma hipótese: “Com base no princípio de Hick’s Law, reduzindo o número de opções na nossa lista de produtos, facilitará a escolha do consumidor e aumentará 10% na taxa de conversão” (spoiler alert: Já vi a acontecer). É importante também definir a amostra do teste, a duração e o resultado esperado.
  • Optimização é a chave: Uma vez implementadas as mudanças com base nos resultados dos testes, é fundamental continuar a acompanhar e a optimizar o website. O processo de CRO é cíclico, baseado numa análise constante e aprendizagem contínua.

Implementar uma estratégia de CRO não só maximiza o potencial do tráfego atual, mas também garante a conversão de leads mais qualificadas. Com um conhecimento mais aprofundado da nossa audiência, cultivamos uma postura mais crítica em relação às estratégias de negócio, baseando as nossas decisões nas ações e comportamentos dos nossos (potenciais) clientes.

Qual é o resultado? Uma melhoria significativa na taxa de conversão e no desempenho geral do negócio. Portanto, é fundamental abraçarmos o CRO como uma parte integral da estratégia digital, cultivando uma cultura “data-driven” e “user-centric” na empresa.

Afinal, cada interacção com o nosso website é uma oportunidade para uma conversão. E quem quer desperdiçar essa oportunidade?