Crise não afecta imagem do país como destino turístico
A opinião é partilhada por 57% dos inquiridos no âmbito do primeiro barómetro internacional sobre o turismo em Portugal, desenvolvido pelo Instituto de Planeamento e Desenvolvimento do Turismo (IPDT) e apresentado na VII Conferência Internacional em Hotelaria e Turismo.
A opinião dos turistas internacionais sobre Portugal como destino turístico é, no geral, positiva. Numa escala de 1 – muito mau – a 10 – muito bom -, 88% classificam entre 6 a 10 o destino turístico Portugal, sendo o nível 8 o mais recorrente, com uma incidência de 29%. No que toca às campanhas turísticas portuguesas, a classificação dos turistas mantém-se positiva, com uma incidência de 53% entre os níveis 6 e 10. Neste parâmetro, e em relação ao anterior, a pontuação desceu dois valores, para o nível 6.
As praias portuguesas continuam a ser o lado mais conhecido do país, já que 45% dos inquiridos associa “Sol e Mar” à imagem de Portugal. No entanto, 42% considera que a boa relação qualidade/preço que se pode encontrar quando se visita as cidades portuguesas deveria ser o factor mais enfatizado em campanhas promocionais no estrangeiro.
O estudo foi feito com base em entrevistas a profissionais de diversas áreas, como economistas, directores-gerais, professores, arqueólogos, advogados, entre outros, provenientes de 32 países.