Criativos alugam “vida” para ir aos ADCE Awards

Tiago Silva e Hugo Suíssas precisam de 700 euros para representar Portugal nos ADCE Awards. Para conseguirem reunir o valor, criaram uma página no Facebook em que alugam objectos, ou até mesmo animais, que fazem parte dos seus quotidianos e que, por isso, não vão precisar quando estiverem em Barcelona de 15 a 18 de Outubro.

Os dois criativos, que recentemente venceram o Concurso Criativos Sub 28 do Clube de Criativos de Portugal (CCP), foram escolhidos precisamente pelo CCP para ingressar no programa “Greatness Challenge” do ADCE. Como resultado, irão «fazer parte da equipa de jurados do festival e avaliar as campanhas de agências de toda a Europa, ao lado de dezenas de directores criativos de renome», como explicaram Tiago Silva e Hugo Suíssas à Marketeer.

Falta, agora, o dinheiro necessário para cumprir o dever que lhes foi incumbido, «porque se fosse só apanhar o avião e partir era fácil demais». Assim, a organização lançou-lhes um novo desafio: criar uma campanha de crowdfunding com sucesso suficiente para cobrir todos os custos inerentes à viagem, estadia e despesas durante o período do festival – os tais 700 euros. O desafio foi colocado a todas as equipas dos restantes países, sendo que quem tiver a melhor ideia de crowdfunding, contam, «terá a oportunidade de apresentar a sua campanha na conferência do festival».

A solução criativa de Tiago Silva e Hugo Suíssas foi alugar tudo o que, de outra forma, ficaria a ganhar pó durante os quatro dias de viagem. Nasce, então, a Rent-a-Life, página de Facebook que reúne um catálogo de produtos que inclui o carro do Hugo Suíssas com um preço mínimo de 100 euros, o gato do Tiago Silva por pelo menos 25 euros, um teclado midi e ainda um rato de computador.

Em apenas um dia e meio, a página conseguiu mais de 300 likes e dos quatro produtos disponíveis para alugar, três já têm dono. «Não nos parece um mau começo», afirmam, mas ainda não estão certos se conseguirão o valor completo, pelo que aceitam sugestões de bens para alugar.

Quanto à presença nos ADCE Awards, os objectivos da dupla são «conhecer um pouco mais do trabalho que é feito na Europa, dar o melhor para ganhar o concurso e ter tempo para beber uma cerveja com umas tortilhas».

Texto de Filipa Almeida

Artigos relacionados