Criatividade chega à poupança! 7 dicas para esticar o orçamento

Os portugueses são conhecidos por serem “desenrascados”, que é outra forma de dizer que sabem ser criativos nos momentos mais inusitados. E se somos criativos a arranjar uma torneira que pinga ou a fazer o jantar quase sem ingredientes, nada diz que não o possamos ser a… poupar.

Num contexto de incerteza, subida dos preços e inflação, a Selectra sugere sete formas de poupança que talvez ainda não tenham passado pela cabeça a pelo menos parte da população. De acordo com a plataforma especializada em comparação de tarifas de energia e telecomunicações, nem sempre é fácil saber por onde começar, mas existem consumos desnecessários onde é possível cortar e, assim, poupar.

  • Instale apps que o ajudam a gerir o seu salário mensal

 

Se já tem o seu telemóvel cheio e não lhe apetece instalar mais uma app, talvez queira abrir uma excepção para estas! Segundo a Selectra, existem aplicações como a  Wallet, Mint ou Boonzi que conseguem ajudar a gerir melhor o orçamento, uma vez que permitem registar o valor das despesas por categorias e definir limites para cada uma delas.

  • Costuma ir muitas vezes ao cinema? Experimente o mês grátis das plataformas de streaming

 

Para quem não dispensa acompanhar as últimas novidades do cinema, a Selectra recomenda que se dê uma oportunidade às plataformas de streaming, já que existem opções para todas as carteiras e até os planos mais caros podem acabar por compensar (não chega ao preço de dois bilhetes normais de cinema).

  • Dê música aos seus duches

 

Antes de tomar duche, escolha uma playlist com duração de cerca de 5 minutos e utilize-a como cronómetro para não ficar mais tempo no banho do que aquilo que realmente necessita.

  • Inove na cozinha e evite o desperdício alimentar

 

Acertar com a quantidade necessária de comida não é fácil e, por isso, é normal sobrar sempre alguma coisa ao final das refeições. Mas o lugar dessas sobras não deve ser no lixo, uma vez que pode sempre aproveitar para levar como marmita para o trabalho ou aproveitá-las para fazer outra receita diferente durante a semana.

  • Recolha a água da chuva e utilize-a para outros fins

 

A água das chuvas típicas de Outono pode ser recolhida através de um tanque subterrâneo ou de uma cisterna e serve perfeitamente para utilizar como descarga de autoclismo, regar as plantas ou lavar o carro. E para além de estar a ajudar o meio ambiente, ao dar uso a esta estratégia, está também a proteger a “vida” da sua carteira.

  • Repense a decoração de sua casa

 

Sabia que a decoração da sua casa pode estar a influenciar o valor das suas facturas? Pintar as paredes com cores claras e utilizar espelhos perto das janelas fazem com que a luz natural seja mais facilmente reflectida por todo o espaço, o que lhe permitirá obter assim um espaço mais luminoso, sem ter de gastar mais por isso.

  • Controle os seus gastos de energia através de sistemas de domótica

 

Por fim, conte com a ajuda da tecnologia para controlar os gastos de energia de sua casa. As tomadas inteligentes, sensores de presença, fecho automático de janelas e medidores de consumo são exemplos de sistemas de domótica que servem como gestores dos electrodomésticos e permitem fazer um controlo do consumo de energia através de um painel de controlo, como o smartphone por exemplo.

Artigos relacionados