Crianças expõem preocupações sobre o futuro através da arte

Criado pelo artista Olafur Eliasson, o movimento Earth Speaker pretende tornar a arte pública um veículo para que as crianças de toda a Europa possam deixar mensagens aos responsáveis políticos sobre o futuro e o bem-estar do planeta. O objectivo passa por “amplificar as esperanças e preocupações das crianças sobre as mudanças climáticas, promovendo o intercâmbio entre gerações em toda a Europa e até no mundo inteiro”.

#ListenToTheFuture é o mote deste projecto, que disponibiliza uma aplicação de Realidade Aumentada, chamada Loud Speakr, para que os mais pequenos possam explorar a sua criatividade e deixar as suas próprias mensagens simbólicas. As fotografias criadas através desta aplicação – em praças públicas, parques ou em frente a prédios políticos, por exemplo – podem depois ser partilhadas online no site interactivo da Earth Speaker. Mais de 580 Loud Speakrs estão actualmente no mapa em locais de destaque, incluindo o Palácio de São Bento, em Lisboa.

«O Earth Speakr é uma obra de arte feita por crianças, que se expressam de forma criativa sobre o clima e o seu próprio futuro. A arte convida-nos a ouvir as suas mensagens brilhantes, engraçadas e, não surpreendentemente, honestas», afirma Olafur Eliasson.

Até ao momento, mais de 250 mil crianças, de 70 países, já participaram no Earth Speakr desde o seu lançamento em Julho. Em Portugal, o site regista participações em 18 cidades, do Porto a Altura, passando pela Guarda e por Oeiras. Plantas, Poluição e Plástico são alguns dos temas mais retratados pelas crianças portuguesas.

Artigos relacionados