Criadores do Twitter querem reinventar mundo editorial com Medium

Evan Williams e Biz Stone, fundadores do Twitter, propuseram-se a repensar o universo editorial e a construir uma nova plataforma de raíz. O resultado foi o Medium, uma nova ferramenta de publicação colaborativa.

Numa mensagem publicada no site do projecto, Evan Williams deixou claro que a plataforma é, ainda, apenas um pouco do que poderá vir a ser no futuro.

O Medium ainda não está aberto a todos, mas de acordo com os seus criadores as publicações na plataforma poderão ser feitas sem a “carga” de transformar os seus utilizadores em bloguers e a preocupação de criar e alimentar um público. Todos os posts estão organizados por colecções, que são definidos por tema e template.

As colecções podem ser fechadas ou abertas a contribuições. Existem, por exemplo, colecções abertas sobre histórias mirabolantes, e outra sobre fotografias nostálgicas. Já os conteúdos são ordenados de acordo com a avaliação dos utilizadores.

O Medium foi pensado para permitir que os utilizadores escolham o nível de contribuição que preferirem. «Sabemos que a maior parte das pessoas, na maioria das vezes, vai apenas ler e visualizar os conteúdos», reconhece Evan Williams. «Se preferirem, podem fazer um clique para indicarem que consideraram algo positivo, dando um feedback ao seu autor e aumentando a possibilidade de outros o visualizarem.»

«Ainda não juntámos tudo no Medium, em parte porque esperamos que as nossas ideias evoluam rapidamente à medida que experimentamos e aprendemos com a utilização», confessa um dos criadores da plataforma.

«1999 foi o ano em que lançamos o Blogger. Ideias que pareciam radicais na altura – de que qualquer pessoa, em qualquer lugar, podia e devia publicar os seus pensamentos para a audiência global da internet (gratuitamente) – são agora tidas como garantidas», conta Evan Williams. «Ainda assim, algumas coisas não evoluiram tanto como esperámos. Muitos serviços baixaram, de forma bem sucedida, a fasquia da partilha de informação, mas tem havido menos progresso no que toca a aumentar a qualidade do que é produzido. Ao mesmo tempo que é fantástico que cada um possa ser uma empresa de media de um colaborador só, seria ainda melhor se existissem mais formas de trabalhar com os outros. E em muitos sentidos, a web continua a imitar conceitos do universo impresso, mesmo que não o consiga equiparar em termos de layout, design e clareza da experiência», reforça.

Os utilizadores que tenham uma conta no Twitter podem já ler e dar o seu feedback no Medium. Os posts, esses, estão limitados a uma pequena lista de convidados, que os criadores esperam expandir rapidamente. Os interessados podem já registar-se aqui.

Fica a garantia de que Evan Williams e Biz Stone pretendem fazer do Medium uma plataforma útil para todos, num mundo “cada vez mais mobile, conectado e barulhento”.

 
Artigos relacionados