Crescimento do comércio digital desacelera a nível mundial

O comércio electrónico foi impulsionado pela pandemia de Covid-19, tendo crescido a um ritmo superior ao esperado. Mas será que esta tendência será para manter? Dados do Salesforce Shopping Index sugerem que não e que o crescimento deste tipo de compras já está a desacelerar para apenas um dígito, a nível mundial.

De acordo com este relatório, a receita do comércio digital cresceu somente 3% no segundo trimestre de 2021. Isto após quatro trimestres consecutivos de crescimento acima dos 50%.

Ainda assim, o cenário continua a ser positivo, o que significará que os novos hábitos adquiridos durante a crise sanitária e os períodos de confinamento serão para manter. Contudo, é natural que o crescimento abrande à medida que este passa a ser o novo normal.

A mesma análise, reportada pelo WARC, mostra ainda que a concorrência entre retalhistas com loja online também tem vindo a aumentar. Com o número de pedidos a recuar 5% no segundo trimestre, mas com o tráfego a subir 8%, as taxas de conversão terão caído também.

Artigos relacionados