Crescimento do cinema abranda em Portugal: menos de 1 milhão de espectadores no último mês
Depois de dois meses em que o total de espectadores nas salas de cinema nacionais rondava o milhão, o interesse pela sétima arte travou a fundo em Portugal. No passado mês de Setembro, foram 646.690 os espectadores contabilizados pelo Instituto do Cinema e do Audiovisual (ICA), o que representa uma subida de apenas 0,2% em relação ao mesmo período de 2021.
O mesmo acontece com a receita bruta, que aumentou 7,1% entre Setembro de 2021 e Setembro de 2022, ficando este ano muito perto dos 3,7 milhões de euros. Mas em Agosto, por exemplo, tinha ascendido a quase 5,7 milhões de euros.
“Bilhete para o Paraíso” foi o filme mais visto de Setembro, levando 114.366 espectadores ao cinema. Por outro lado, considerando o acumulado do ano, “Top Gun: Maverick” continua a ser o filme mais visto de 2022: 710.320 espectadores.
No âmbito da distribuição cinematográfica, o ICA realça a concentração de mercado em três empresas, nomeadamente NOS Lusomundo Audiovisuais, Cinemundo e Big Picture 2 Films, que representam 92,9% do mercado em termos de espectadores.
Por seu turno, NOS, UCI, Cineplace e NLC – Cinema City representam 91% do mercado nacional de exibição cinematográfica, em termos de receitas de bilheteira.