Crescimento das vendas de Natal desacelera
O trenó do Pai Natal vai desacelerar este ano. A Bain & Company prevê um crescimento de 3% nas vendas no retalho dos EUA este Natal, o menor desde 2018. Embora a inflação tenha diminuído, as vendas também diminuíram. O crescimento das vendas desacelerou ou até diminuiu na maioria das categorias de vendas nas lojas este ano. No entanto, as vendas totais vão atingir quase 915 mil milhões de dólares nos EUA, com 70% destas vendas em loja.
«Na Europa e em todo o mundo, assistimos a um aumento dos custos não discricionários, bem como à subida das taxas de juro, o que resultou numa diminuição das despesas com presentes; no entanto, as empresas podem ter uma pausa devido às compras antecipadas com o Amazon Prime Day ou o Singles’ Day, que poderão impulsionar novamente as despesas de Natal», salienta, em comunicado, Clara Albuquerque, partner da Bain & Company em Lisboa.
Seis dicas da Bain & Company para impulsionar as vendas em loja:
- Antecipar o período de compras
- Lançar mensagens estratégicas e promoções
- Enfatizar os aspectos positivos
- Melhorar o atendimento ao cliente e personalizar a oferta com inteligência artificial
- Aproveitar as lojas para impulsionar o crescimento online
- Apostar nas vendas unitárias e nos lucros em vez de aumentar os preços