Covid-19: 32 mil portugueses já foram vacinados
Até ao final de domingo, 32 mil pessoas em Portugal já tinham recebido a primeira dose da vacina para a Covid-19, segundo os dados divulgados pelo Ministério da Saúde. O número terá aumentado entre esta segunda e terça-feira, com o alargamento da vacinação aos lares de idosos.
Tal como Portugal, que iniciou o plano de vacinação a 27 de Dezembro de 2020, a maioria dos países europeus também já tem este processo em marcha, mas a ritmos diferentes. Com a primeira dose da vacina da Pfizer/BioNTech ministrada a 0,16% da população, Portugal ocupa o quinto lugar no ranking europeu, no que concerne à taxa de vacinação.
Na Europa, o Reino Unido foi o primeiro país a iniciar a vacinação, a 8 de Dezembro, e é também aquele que tem, ao momento, o maior número de cidadãos vacinados: foram aplicadas mais de um milhão de doses até 1 de Janeiro. A Alemanha inoculou 0,29% da população até ao momento, enquanto na Dinamarca a taxa de vacinação ronda os 0,78% (mais de 45 mil dos 5,8 milhões de habitantes já receberam a primeira dose).
A vacina da Pfizer/BioNTech só é considerada completa após a toma da segunda dose (existem outras vacinas em desenvolvimento que poderão exigir a toma de apenas uma dose). Recorde-se que Portugal adquiriu cerca de 22 milhões de doses, no âmbito dos acordos entre seis empresas farmacêuticas (Astrazeneca, BioNTech/Pfizer, Moderna, Curevac, Janssen e Sanofi/GSK) e a União Europeia, sendo que a entrega e administração das vacinas será feita de forma faseada ao longo do ano.