Country Brand Awards da Marco estão de volta para avaliar o sucesso da Marca País

A Marco, agência internacional especializada em brand building e gestão de reputação, anuncia a segunda edição dos prémios “Country Brand Awards”. A iniciativa avalia o sucesso da Marca País entre 40 países pré-seleccionados, sendo os vencedores apresentados a 24 de Janeiro de 2024.

O processo de avaliação foi implementado segundo uma metodologia assente em dois pilares: “Doing Business” e “Doing Tourism”. O “Doing Business” centra-se em critérios relacionados com estilo de vida, trabalho, investimento e exportações. Este aspecto traduz-se na aptidão de gerar uma Marca País capaz de atrair investidores e talento, bem como de alavancar o comércio internacional.

Por sua vez, o “Doing Tourism” analisa o posicionamento de cada país como destino atractivo para visitar. Ou seja, a capacidade de construção da marca turística, determinada pela atractividade para o sector do turismo e a criação de negócio com base nos seguintes elementos-chave: influência das empresas e marcas mais emblemáticas, população, cultura e considerações políticas e jurídicas.

Os prémios estão divididos em duas categorias principais: os Global Awards, que incluem os vencedores de ouro, prata e bronze na categoria de Global Country Brand, assim como um vencedor e um segundo classificado nas subcategorias de “Doing Business” e “Doing Tourism”; e a categoria por região, onde são decididos os vencedores de ouro, prata e bronze para cada uma das seguintes regiões: África, Ásia/Oriente, Médio Oriente/Oceânia, Europa e América. Haverá igualmente um vencedor e um segundo classificado nas subcategorias de “Doing Business” e “Doing Tourism” para cada região.

Um júri global, composto por nove profissionais dos sectores da comunicação, marketing, turismo e diplomacia internacional, será responsável por decidir os vencedores. O painel inclui:

  • Ángel Bartolomé Muñoz de Luna, vice-reitor da Universidade de Humanidades e Comunicação de San Pablo CEU;
  • Ángel Alloza, CEO e secretário-geral da Fundação Corporate Excellence – Centre for Reputation Leadership;
  • Rodrigo Villamizar-Alvargonzález, ex-Ministro da Energia da Colômbia e ex-Embaixador da Colômbia no Japão;
  • Paul Holmes, fundador da PRovoke Media;
  • Sylvie Humbert, directora de Marketing e Distribuição Internacional na SNCF;
  • Pricila Caied, coordenadora geral de Marketing, Ministério de Turismo do Brasil;
  • Renato Avanzi, coordenador de Cursos de Pós-graduação (Mestre em Comunicação de Negócios Transmedia) na Escola Superior de Propaganda & Marketing;
  • Mário Ferreira, CEO da Media Capital, Mystic Cruises e Douro Azul;
  • Fabio Zelenski, director de Marketing no São Paulo Convention & Visitors Bureau.

O júri será presidido por Didier Lagae, executive chairman & founder da Marco, e autor do livro “Marca País, Un País como Marca”.

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