![forno electrodomesticos 1](https://marketeer.sapo.pt/wp-content/uploads/2017/08/forno-electrodomesticos-1.jpg)
Costuma deixar a porta do forno aberta após usar? Especialistas desaconselham
Há quem o faça para deixar o forno arrefecer, há quem isso nem lhe passe pela cabeça, mas deixar a porta do forno aberta após o usar é uma prática recorrente em muitas casas, mas não é recomendada, segundo os especialistas.
De acordo com um artigo do site alemão “Chip”, a maioria dos fornos está equipada com ventiladores que direcionam o ar quente e a humidade para o exterior, logo, abrir a porta do forno torna-se desnecessário e até prejudicial.
Nas instruções de utilização dos fornos, os fabricantes geralmente indicam se a porta do forno deve ser aberta para ventilar após o uso. Mas, por exemplo, o fabricante Bosch especifica que o forno só deve arrefecer com a porta fechada. Porquê? Com a porta aberta, os móveis adjacentes podem ficar danificados pelo calor que sai do forno.
Também a tinta nas paredes próximas ou o papel de parede da cozinha podem ir saindo devido ao aumento da humidade e do calor residual que sai do eletrodoméstico. Além disso, há um risco maior de ferimentos em crianças e animais de estimação quando a porta do forno fica aberta enquanto o aparelho está quente.