Durante o Verão, muitas pessoas optam por substituir o tradicional café quente por opções mais refrescantes, como o café frio ou bebidas energéticas. No entanto, o consumo frequente destes produtos “pode ter um impacto negativo na saúde oral, frequentemente desvalorizado”, alerta a seguradora Bupa Portugal.
De acordo com a empresa, embora o café, por si só, não contenha açúcar, muitas versões comerciais de café frio são ricas em açúcares adicionados e em ácidos que contribuem para a desmineralização do esmalte dentário. Por outro lado, as bebidas energéticas apresentam elevadas concentrações de cafeína, taurina, adoçantes e ácidos, formando uma combinação particularmente agressiva para os dentes.
«O café frio e as bebidas energéticas tendem a ter um pH ácido e, muitas vezes, contêm níveis elevados de açúcares adicionados. Esta combinação favorece a erosão do esmalte dentário, enfraquecendo a superfície do dente e tornando os dentes mais susceptíveis a cáries e sensibilidade», explica em comunicado Lorena Trinidad Bueno, da equipa de Assistência, Inovação e Qualidade Clínica da Sanitas Dental, empresa que pertence à Bupa Portugal.
Além do café frio e das bebidas energéticas, é igualmente importante ter atenção ao consumo de refrigerantes açucarados, versões light ou zero, chás gelados engarrafados e sumos industriais, uma vez que muitos desses produtos contêm corantes. Ainda segundo a empresa, os efeitos para a saúde não são imediatos, mas o risco aumenta quando o consumo é regular ao longo do dia e não é acompanhado por uma higiene oral adequada.
Neste contexto, os especialistas da Sanitas Dental deixam um conjunto de recomendações para reduzir o impacto destas bebidas na saúde oral:
• Usar palhinha: beber com palhinha reduz o contacto directo da bebida com os dentes, reduzindo assim o risco de erosão;
• Escovar os dentes 30 minutos após a ingestão;
• Enxaguar com água: um simples bochechar com água ajuda a neutralizar a acidez e a remover resíduos que favorecem o aparecimento de cáries;
• Optar por versões sem açúcar nem ácidos adicionados: apesar de não serem totalmente inofensivas, são menos agressivas para a saúde oral;
• Evitar consumir durante várias horas;
• Reforçar o esmalte com flúor: o uso de pastas dentífricas com flúor fortalece o esmalte e ajuda a reduz o efeito dos ácidos.














