Costinha lança vinho de Trás-os-Montes que começa nos 600 euros

Dos campos de futebol para o mundo dos vinhos. Francisco Costa, mais conhecido por “Costinha” no universo do futebol, juntou-se a António Boal, da Costa Boal Family Estates, para o lançamento do Segredo 6, um vinho tinto de Mirandela, em Trás-os-Montes, cujo PVP começa nos 600 euros, no formato magnum (com o dobro da capacidade de uma garrafa normal, ou seja, 1,5 litros).

2 CC é o nome da empresa dividida em partes iguais entre Francisco Costa e António da Costa Boal e que assenta na criação de vinhos produzidos a partir de vinhas velhas. Em 2018, os dois amigos adquiriram uma vinha com 65 anos e 3,5 hectares de dimensão em terras transmontanas (conhecida como “vinha do professor”), num terroir de xisto e quartzo, que dá agora origem ao primeiro vinho: o Segredo 6.

O nome deve-se ao facto de este projecto ter sido mantido em segredo durante cerca de quatro anos, enquanto o número 6 é uma homenagem à carreira do antigo futebolista do FC Porto, Atlético de Madrid e Selecção Nacional.

Apaixonado por vinhos, há muito que Costinha tinha o desejo de ter um negócio ligado a esta área. Há alguns anos, chegou a ponderar tornar-se sócio maioritário de uma empresa do Porto, mas teria sido difícil conciliar com a vida profissional de futebolista. Agora, e apesar de continuar ligado ao futebol enquanto treinador, vê esse desejo concretizado. «É um gosto e um momento particularmente emotivo para mim porque é o primeiro projecto [de vinhos] em que estou envolvido. Tudo começou com uma proposta do António [Boal], que sabia que este era um desejo meu», recordou Costinha durante a apresentação do Segredo 6. «Não era um projecto que me via a fazer agora, porque ainda tenho o meu lado do futebol. Mas este projecto não é só sobre o vinho, é sobre a terra também», justificou.

Já António Boal lembrou que a 2 CC tem como objectivo primordial a valorização dos vinhos de vinhas velhas – ou seja, com mais de 40/50 anos -, quer no mercado nacional, quer internacional. «Será um projecto sempre assente em vinhas velhas. Começamos em Trás-os-Montes, onde adquirimos as primeiras vinhas, mas poderemos vir a passar para outras regiões ou sub-regiões. É esse lado que queremos explorar», adiantou. De resto, a ideia inicial dos dois sócios até era a de começar este projecto pelo Alentejo, mas as características e condições que encontraram naquela parcela de terreno transmontano (localizado numa planície a cerca de 200 metros de altitude) acabaram por fazer com que mudassem de planos.

Com assinatura do enólogo Paulo Nunes, o Segredo 6 posiciona-se como um vinho de guarda. É composto pelas castas Touriga Nacional, Touriga Franca, Tinta Amarela, Alicante Bouschet, entre outras, e estagiou em barricas de carvalho francês durante 16 meses. Quanto ao rótulo, é assinado por Joana Brito Avô (da agência Brand Taste) e conta com uma chapa metálica dourada com o número “6”, num rótulo de veludo.

O vinho Segredo 6 chega ao mercado numa edição limitada a 672 garrafas de grande formato: 600 de 1,5 litros, 66 de 5 litros e apenas seis de 15 litros. Os preços, por garrafa, começam nos 600 euros.

Artigos relacionados