Cortiça portuguesa marca presença na Bienal de Arquitectura de Veneza
O projecto In Conflict (Em Confronto) vai liderar a curadoria do Pavilhão de Portugal na 17.ª edição da Bienal de Arquitectura de Veneza, uma obra que conta com a “participação” da Corticeira Amorim.
Este projecto, do colectivo portuense depA Architects, conta um suporte de cerca de 100 metros lineares de aglomerado técnico de cortiça na sua estrutura, proveniente da Amorim
«É uma honra colaborar em iniciativas desta relevância, notoriedade e visibilidade. De resto, é com indisfarçável agrado que verificamos a atracção cada vez mais acentuada de artistas, designers e arquitectos pela cortiça. Uma matéria-prima natural, renovável e sustentável, capaz de resolver os mais exigentes problemas, pronta a encontrar soluções para muitos dos desafios colocados ao mundo actual», explica Cristina Rios de Amorim, administradora da Corticeira Amorim.
A proposta In Conflict do coletivo depA Architects pretende responder à questão “How will we live together?”. Através de uma exposição, de conversas e de debates, os depA procuram pensar o papel da Arquitetura enquanto disciplina artística, pública, política e ética”.
In Conflict junta-se a outros projectos anteriormente apoiados pela Corticeira Amorim que têm promovido a cortiça em vários palcos da criatividade mundial. Recorde-se o cacilheiro “Trafaria Praia” de Joana de Vasconcelos (Bienal de Arte de 2013), os candeeiros “Curcubita” de Tiago Sá (Venice Design 2017), e o piso de cortiça da instalação “a seam, a surface, a hinge or a knot” de Leonor Antunes e a luminária “Inside a Forest Cloud” de Nacho Carbonell (Bienal de Arte de 2019).
A 17.ª Bienal de Arquitetura de Veneza arranca dia 22 e prolonga-se até 21 de Novembro. Neste certamente, a Corticeira Amorim também estará representada pela coleção Suber Design, uma iniciativa da Amorim Cork Italia que oferece, desde 2019, uma segunda vida às rolhas de cortiça recicladas.